Terremoto deixa mais de dois mil mortos na Síria e Turquia

O número de vítimas e de edifícios destruídos continua aumentando

Portas Abertas • 6 fev 2023


Equipes de resgate continuam procurando vítimas nos escombros (foto representativa)

Equipes de resgate continuam procurando vítimas nos escombros (foto representativa)

[Atualizado em 06/02/2023 às 12:30]

Na manhã de hoje, 6 de fevereiro, Síria e Turquia foram atingidas por um forte terremoto. O tremor alcançou magnitude de 7.8 com epicentro no estado de Gaziantep, Sul da Turquia. O terremoto foi seguido por um segundo tremor de magnitude 6.7 que atingiu outras cidades nos dois países. 


Ao menos duas mil pessoas morreram, segundo o portal de notícias BBC, e aproximadamente 2.323 pessoas ficaram feridas, tanto na Síria quanto na Turquia. A proporção real dos danos que o abalo sísmico causou deve ser ainda maior. Autoridades afirmam que esse é um dos terremotos mais fortes na história da região. Veja detalhes no vídeo a seguir:

 


Relato de testemunhas locais


Uma testemunha na Síria relatou: “O terremoto afetou muitas cidades na Síria, como
Alepo, Latakia, Tartus, Homs e Hama. Foi assustador. Eu moro em um apartamento e agradeço a Deus, pois o edifício não foi destruído”. 


Ela disse que o líder da
igreja local está preso nos destroços em Alepo e confirmou que 43 edifícios foram completamente destruídos. Há relatos de que na cidade de Latakia os prédios foram danificados também. “Não sabemos ainda quantos parceiros da nossa organização foram impactados na Síria. Estamos observando a situação para compartilhar as atualizações", disse a parceira.  


As primeiras imagens da
cidade de Latakia mostram uma grande construção desmoronando e as equipes de busca procurando sobreviventes nos escombros. Pastores da região confirmaram que nas cidades de Adana e Elazigi não houve mortes de cristãos, mas a situação geral é devastadora. A Portas Abertas continua monitorando a situação. Contamos com seu apoio em oração pela Síria e Turquia.

Você pode ajudar

 
Mais de 23 milhões de pessoas já foram afetadas pelos terremotos na Síria e Turquia. Com uma doação, você permite que cristãos atingidos pelos terremotos tenham alimento, um lugar seguro para ficar e cobertores. 
 


Pedidos de oração
 

  • Ore pelos que ainda estão presos sob os escombros para que sejam encontrados e resgatados em breve. 
  • Interceda pelas famílias angustiadas por notícias dos entes queridos que vivem nas cidades atingidas pelo terremoto.  
  • Peça ao Senhor que conceda ânimo e sabedoria às equipes de resgate para que ajudem o máximo de pessoas possível.  
  • Ore pelos que perderam a casa e estão desabrigados.


     

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco