Tomada do Talibã gera crise de refugiados afegãos

Cristãos do Afeganistão que fogem para países vizinhos correm risco de serem enviados de volta

Portas Abertas • 19 dez 2021


Milhares de afegãos deixam o país em busca de um lugar seguro longe do Talibã (foto: IMB)

Milhares de afegãos deixam o país em busca de um lugar seguro longe do Talibã (foto: IMB)

Todos os dias, milhares de afegãos deixam o país em busca de um lugar seguro longe do Talibã. O grupo militante islâmico surgiu em 1994 de grupos da fronteira do Afeganistão e do Paquistão que lutavam contra a invasão soviética em território afegão desde 1979. Em agosto de 2021, o Talibã reassumiu o controle do Afeganistão e, desde então, os cristãos se tornaram ainda mais vulneráveis à perseguição por causa da fé.

O colapso da economia piorou uma situação que já era delicada. Como resultado, mais de 2 milhões de afegãos fugiram para países vizinhos e mais de meio milhão foram deslocados internamente. Porém, muitos dos que conseguiram chegar em outros países são enviados de volta quando são descobertos.

O número de deportados do Paquistão, do Irã e do Tajiquistão está aumentando. Um parceiro da Portas Abertas disse que algumas pessoas saem do Afeganistão atravessando um rio a nado, mas os guardas da fronteira as mandam de volta se as encontrarem.

No Afeganistão, é impossível viver abertamente como cristão. Deixar o islamismo é considerado vergonhoso, e os cristãos ex-muçulmanos enfrentam terríveis consequências se a nova fé for descoberta. Eles precisam fugir do país ou serão mortos.

Na Lista Mundial da Perseguição 2021, o Afeganistão aparece como o segundo país onde os cristãos são mais perseguidos. No Afeganistão, mulheres de minorias religiosas, incluindo cristãs, são especialmente vulneráveis sob o domínio do Talibã.

Pedidos de oração

  • Interceda para que os seguidores de Jesus no país continuem sendo encorajados a propagar o evangelho.
  • Clame para que as autoridades e os governantes do país conheçam sobre o amor de Jesus e entreguem a vida a ele.
  • Ore pelos cristãos secretos. Praticamente todos os cristãos no Afeganistão guardam a fé em segredo.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco