#RCA: Um acordo entre grupos rebeldes promete o cessar-fogo

| 21/08/2015 - 00:00


21_CAR_0050100115

No dia 25 de julho de 2014, um cessar-fogo foi assinado entre os dois principais grupos em conflito, na República Centro-Africana. Houve um acordo entre os grupos rebeldes, predominantemente muçulmanos, um deles conhecido como Seleka, e o grupo de vigilantes violentos, conhecidos por anti-Balaka. Um ano depois, o país deixou de ser manchete nas notícias globais, mas o sofrimento do seu povo continuou.

A intervenção internacional, pelas forças da ONU, ajudou a restaurar a segurança nas cidades ocupadas pelos grupos, mas deixou o interior completamente desprotegido e aberto para as milícias armadas. As tropas da ONU foram acusadas ??de não fazer o suficiente para proteger a população local, e até mesmo de cometer algumas atrocidades.

O movimento rebelde Seleka, em conjunto com a população muçulmana local (que consiste de ascendência imigrante, principalmente, do Chade e do Sudão e pastores Fulani Mbororo) continua a dominar o norte e o leste do país, enquanto o anti-Balaka reina no sul e no oeste, praticamente dividindo o país em duas metades.

Apesar do acordo de paz, os centro-africanos, particularmente do nordeste, ainda são muito perseguidos e sofrem com a violência. O acesso ao nordeste é muito limitado, as condições das estradas são péssimas e não há voos comerciais para lá. Segundo um analista da Portas Abertas, há relatos de pastores Fulani que sequestraram centenas de nordestinos, submetendo os homens a trabalhos forçados e mantendo as mulheres como escravas sexuais. Há também muitos casos de cristãos que tem suas casas e igrejas queimadas, além de muitos pastores assassinados.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube

© 2023 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco