Um dia especial para as duas Coreias

Países mantêm eventos nacionais apesar da crise da COVID-19

Portas Abertas • 15 abr 2020


Coreanos do norte adoram líder fundador, e os do sul escolhem os representantes governamentais

Coreanos do norte adoram líder fundador, e os do sul escolhem os representantes governamentais

Hoje, 15 de abril, é um dia especial tanto para a Coreia do Norte como para a Coreia do Sul. O Dia do Sol é a comemoração do aniversário do fundador da nação comunista, Kim Il-sung. No outro extremo da península coreana, acontecem as eleições gerais. A pandemia da COVID-19 não alterou completamente as agendas dos países.

Os cidadãos maiores de 18 anos, saudáveis, da Coreia do Sul  escolherão os representantes normalmente, e somente os que estão se restabelecendo do coronavírus deverão tomar algumas medidas para exercer o direito deles. Já na Coreia do Norte não há informação se as celebrações do Dia do Sol serão como as anteriores que envolveram a participação de crianças, adultos e idosos em exposições, performances musicais e de dança, e competições esportivas.

A COVID-19 na Coreia do Norte

Em 12 de abril, o governo da Coreia do Norte afirmou que não há casos da COVID-19 no país. A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou que não tinha informações de pessoas infectadas pelo coronavírus no território. Porém, os relatórios oficiais são vistos com desconfiança, já que no país comunista não há liberdade de imprensa.  Em março, a Portas Abertas informou que quase 200 soldados do exército do país mais perigoso para os cristãos, de acordo com a Lista Mundial da Perseguição 2020, morreram de sintomas parecidos com os da COVID-19.

O cristão norte-coreano Timothy Cho* não acredita na veracidade das informações das autoridades do país. As más instalações médicas e a falta de suprimentos como alimentos e remédios são fatores básicos que fariam a pandemia ser ainda mais mortal no território. Atentas ao alto risco, algumas organizações como a UNICEF e a Médicos Sem Fronteiras (MSF) providenciaram equipamentos médicos e kits de prevenção para serem entregues aos súditos de Kim Jong-un. Mas as restrições nas fronteiras da capital Pyongyang podem ser um obstáculo para a ajuda chegar à população. 

Segundo uma fonte do jornal Daily NK, o comércio entre a China e a Coreia do Norte foi retomado já que 10 caminhões atravessaram a ponte de Dandong desde o dia 23 de março, possivelmente carregados com comida e medicamentos. Apesar do aparente controle da COVID-19 na região, Cho conta com a intercessão dos irmãos e irmãs ao redor do mundo. “Peço humildemente orações pelo povo norte-coreano. Por favor, ore também para que o regime abra o coração para cuidar das pessoas, principalmente crianças e idosos, e para aceitar toda a ajuda disponível e cooperar com a comunidade internacional”, completa.

Pedidos de oração

  • Interceda para que Deus abençoe especialmente a península coreana hoje. Peça que os líderes dos dois países encontrem a Cristo e trabalhem para o bem comum da população.
  • Ore para que os olhos dos norte-coreanos sejam abertos e eles vejam que os líderes são humanos e não deuses. Que eles adorem apenas Jesus.
  • Clame pelos resultados das eleições da Coreia do Sul, para que o reino de Deus seja glorificado lá e a vontade dele seja feita.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco