Um futuro diferente para crianças sama

Tribo discriminada das Filipinas recebe aulas de alfabetização de professora capacitada por treinamento da Portas Abertas

Portas Abertas • 20 nov 2018


Lydia ensina crianças em centro de alfabetização na comunidade

Lydia ensina crianças em centro de alfabetização na comunidade

O povo sama, das Filipinas, tradicionalmente ganha a vida com a pesca. Eles têm baixos níveis de educação e altos índices de pobreza. Outras tribos os discriminam, negando a eles emprego e acesso aos recursos comunitários. Além disso, se um sama decide deixar o islamismo para seguir a Jesus, é visto como um grande traidor de sua identidade, passando a ser isolado, zombado e excluído. Mesmo assim, há uma igreja local liderada por Matt* e Lydia*. Matt também trabalha como pescador. Lydia está à frente com ele, ajudando a liderar a adoração e orações, e encorajando jovens cristãos a ler a Bíblia e orar.

As doações e orações dos parceiros da Portas Abertas permitiram que Lydia participasse de um treinamento para ser professora de alfabetização. Os samas tem o mais baixo nível de alfabetização e educação de todas as tribos das Filipinas. O censo de 2010 mostrou que menos de 40% da tribo é alfabetizada e a média de educação é de apenas dois anos. Fornecer aulas de alfabetização significa melhores oportunidades de emprego, mais capacitação para conseguir benefícios do governo e ter a certeza de não serem enganados nos negócios. A educação também ajuda a ter senso de dignidade.

Lydia aprendeu a preparar planos de aulas e a lidar com os alunos. Ela dá aulas para crianças e adultos, cristãos e muçulmanos. “Isso tem causado um impacto bom na comunidade. Quando alfabetizo, conto histórias da Bíblia e as crianças as compartilham com os pais”, contou. Algumas dessas crianças também frequentam a escola estadual e Lydia é sempre encorajada ao ver que estão indo bem nos estudos. “Sempre que ouço que serão homenageados na escola ou receberão algum prêmio especial, isso alivia todo o cansaço que sinto. Sei que eu estou fazendo a diferença e fico muito feliz por ajudá-los”, compartilhou.

Quando essas crianças vão para a primeira série, os professores ficam maravilhados por já conseguirem ler e escrever. Mesmo para as crianças que frequentam a escola, as aulas de Lydia são um grande suporte, já que por serem samas e cristãos, eles, com frequência, enfrentam discriminação dos professores e bullying dos colegas. Lydia é realmente grata por receber treinamentos para alfabetização, liderança e preparação para a perseguição. “O Senhor que eu conheço irá abençoá-los cem vezes mais em tudo o que estão fazendo por ele”, concluiu.

*Nomes alterados por segurança.

Pedidos de oração

  • Neste Dia Mundial da Criança (data estabelecida pela ONU), apresente as crianças que têm aula com Lydia, que além de serem alfabetizadas, possam conhecer a Cristo.
  • Ore por Lydia e Matt, sua família e igreja.
  • Peça que esse trabalho possa ser fortalecido na comunidade.

Leia também
Cristãos ex-muçulmanos participam de seminário
Adolescentes cristãos morrem em explosão nas Filipinas
Projeto da Lei Básica Bangsamoro pode ser finalizado

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco