Vietnã recebe primeira biblioteca cristã pública

Os que desejam ter acesso aos livros cristãos podem visitar o local e emprestar livros gratuitamente

A primeira biblioteca pública cristã no Vietnã está aberta para empréstimos de livros e materiais religiosos, na cidade de Ho Chi Minh, no sul do país. "Para os protestantes vietnamitas, esta é a primeira vez que eles juntam esforços coletivos para estabelecer uma biblioteca adequada no Vietnã", disse Vu Le, diretor executivo da Sociedade Bíblica Vietnamita, ao canal de notícias australiano Eternity News

A biblioteca abriu as portas em julho de 2020 e atualmente conta com cerca de 5.000 títulos nas prateleiras, tanto em vietnamita quanto em inglês. Os assuntos dos livros vão desde teologia e recursos do ministério até comentários bíblicos e outros temas, incluindo filosofia e sociologia. O local também está conectado à Biblioteca Teológica Digital Global.

A abertura de uma biblioteca cristã no Vietnã, que tem como religião majoritária o budismo, é surpreendente, já que o país ocupa o 19º lugar na Lista Mundial de Perseguição 2021. As igrejas do país precisam ser registradas, também é necessária a aprovação do governo para a publicação de livros e outros materiais cristãos.

Le conta que a situação da nação ainda é "complexa". "Por um lado, a perseguição religiosa é real e todas as operações cristãs estão trabalhando em um ambiente politicamente hostil. Há sempre o risco de ser desligado de repente. Por outro lado, o Estado tolera algumas de nossas atividades, como operar uma Sociedade Bíblica e abrir uma biblioteca", conta. Como a instituição não pode ser registrada como uma organização religiosa, ela funciona como um negócio que apoia igrejas, informou o site de notícias.

Pedidos de oração