Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.
Afeganistão
Posição no ranking:11
Bandeira-Afeganistão
Tipo de perseguição
Opressão islâmica, Paranoia ditatorial, Corrupção e crime organizado, Opressão do clã
Pontuação na pesquisa
86
Religião
Islamismo
Capital
Cabul
População
44,5 MILHÕES
População cristã
MILHARES

Como é a perseguição aos cristãos no Afeganistão? 

Os perigos enfrentados pelos cristãos não podem ser subestimados: o Afeganistão continua sendo um lugar de perseguição extrema para qualquer pessoa que ouse seguir a Jesus sob o regime opressor do Talibã. 

Desde que o grupo retomou o poder, em agosto de 2021, os cristãos fugiram do país ou se esconderam ainda mais. Para o Talibã, não é possível que um afegão seja cristão. Quase todos os cristãos são convertidos do islã – e a apostasia é considerada punível com a morte, segundo a lei islâmica. 

Para preservar a “honra”, famílias, clãs e tribos sentem-se obrigados a lidar severamente com aqueles conhecidos por terem se convertido ao cristianismo. A mera suspeita de conversão – como evitar frequentar a mesquita – pode desencadear consequências catastróficas. 

Diante do imenso risco de se reunir com outros seguidores de Jesus, a igreja mantém encontros cada vez mais fragmentados e secretos; o que torna difícil avaliar com precisão sua situação. Aqueles que fugiram do país ou se tornaram cristãos enquanto viviam como refugiados têm um pouco mais de liberdade, mas também enfrentam desafios intensos, incluindo a ameaça de deportação.  

Como as mulheres são perseguidas no Afeganistão? 

O papel das mulheres e meninas na sociedade afegã é desvalorizado pelo Talibã. As meninas são proibidas de frequentar escolas secundárias e universidades, sendo privadas da educação e do futuro que sonham. As mulheres são forçadas a viver nas sombras, excluídas da maioria dos empregos, obrigadas a seguir códigos de vestimenta rígidos e têm o direito de ir e vir restrito. 

Todas as mulheres e meninas no Afeganistão enfrentam essa opressão, mas para aquelas que bravamente escolhem seguir a Jesus, os desafios se multiplicam – e os perigos se intensificam. Se descobertas, podem sofrer agressões físicas, prisão domiciliar, casamento forçado, abuso sexual e até mesmo o chamado “crime de honra”. Diante do estigma e da falta de justiça, as mulheres não conseguem denunciar abusos. Muitas cristãs escondem a fé, aumentando o isolamento. 

Como os homens são perseguidos no Afeganistão? 

A pressão sobre os homens cristãos no Afeganistão aumentou consideravelmente desde a tomada do poder pelo Talibã, em 2021. Eles são alvos de agressão física e tortura, podem ser mortos ou forçados a viver na clandestinidade. 

Homens e meninos estão vulneráveis ao recrutamento forçado pelo Talibã, ao qual devem demonstrar obediência; caso contrário, correm o risco de expor sua fé. Entre famílias e comunidades, os cristãos de origem muçulmana sofrem assédio, separação dos filhos, divórcio, isolamento, agressões físicas ou morte. 

Embora tenham maior liberdade de ir e vir do que as mulheres, os homens estão mais expostos à violência comunitária. Para evitar que a fé seja descoberta, eles mantêm uma vida mais simples, escolhem empregos de baixo nível e são forçados a viver externamente como muçulmanos. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos no Afeganistão? 

Devido aos riscos que nossos parceiros e os cristãos a quem eles servem enfrentam, as informações que podemos fornecer sobre o Afeganistão são restritas. 

Como posso ajudar os cristãos no Afeganistão?

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades. 

QUERO AJUDAR 

Quem persegue os cristãos no Afeganistão?  

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra os cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos no Afeganistão são: opressão islâmica, opressão do clã, paranoia ditatorial, corrupção e crime organizado. 

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. 

Cidade no Afeganistão

Pedidos de oração do Afeganistão

  • Ore por proteção, paz e esperança aos cristãos que ainda resistem após quatro anos e meio de regime do Talibã. 
  • Clame por segurança e provisão aos cristãos afegãos refugiados que vivem em países da região e correm o risco de serem deportados. 
  • Interceda por mudança de postura do Talibã em relação aos cristãos e peça que seus membros encontrem salvação e paz em Cristo. 

Mais informações sobre o país