Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.
Tajiquistão
Posição no ranking:27
TJ
Tipo de perseguição
Opressão islâmica, Paranoia ditatorial, Opressão do clã
Pontuação na pesquisa
72
Religião
Islamismo
Capital
Dushanbe
População
10,3 MILHÕES
População cristã
55 MIL

Como é a perseguição aos cristãos no Tajiquistão?

Apesar de o Tajiquistão ter a maior porcentagem de muçulmanos na Ásia Central, o Estado secular e ditatorial mantém um controle rígido sobre todas as religiões. Isso inclui os cristãos – especialmente aqueles de grupos protestantes, considerados seguidores perigosos de “seitas desviantes”. 

Desde 2015, a pressão sobre reuniões não autorizadas – como as de grupos batistas, evangélicos e pentecostais – aumentou, trazendo mais invasões, interrogatórios, multas e confisco de materiais. Atividades religiosas envolvendo menores de 18 anos são proibidas, e emendas recentes buscam criminalizar a educação religiosa “clandestina” de crianças, inclusive online. Como os jovens representam cerca de 50% da igreja no Tajiquistão, isso é um enorme obstáculo. 

Como em outros países da Ásia Central, a Igreja Ortodoxa Russa desfruta de mais liberdade relativa – principalmente porque raramente tenta influenciar ou evangelizar a população tajique em geral. 

Existem cerca de três mil cristãos de origem muçulmana no Tajiquistão. Eles são altamente vulneráveis a represálias de suas famílias e comunidades, bem como das autoridades, por “trair” sua identidade étnica e nacional. Diante dos perigos, muitos mantêm a fé em segredo. 

Como as mulheres são perseguidas no Tajiquistão?

Apesar de homens e mulheres serem iguais perante a lei no Tajiquistão, a cultura tradicional dita outra realidade. A violência doméstica é comum, e as mulheres não têm liberdade para escolher sua religião. Além disso, as cristãs podem enfrentar prisão domiciliar, agressão física, rejeição, assédio e casamento forçado. 

Como os homens são perseguidos no Tajiquistão?

No Tajiquistão, homens geralmente lideram as igrejas, e isso os torna o foco da oposição das autoridades, incluindo interrogatórios, multas, ameaças, agressão física e prisão. Cristãos de origem muçulmana podem sofrer espancamentos, discriminação e ostracismo por parte da família e da comunidade. O serviço militar obrigatório também expõe cristãos à perseguição. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos no Tajiquistão?

A Portas Abertas fortalece a Igreja Perseguida na Ásia Central por meio da distribuição de Bíblias e literatura cristã, apoio socioeconômico, ministério para mulheres e crianças e suporte em oração. 

Como posso ajudar os cristãos perseguidos no Tajiquistão?

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.

QUERO AJUDAR

Quem persegue os cristãos no Tajiquistão?

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos no Tajiquistão são: ​​paranoia ditatorial, opressão islâmica e opressão do clã. 

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo.  

Dois homens no Tajiquistão

Pedidos de oração do Tajiquistão

  • Peça por segurança e graça aos cristãos e líderes de igrejas monitoradas pelo governo.  
  • Ore por segurança e sabedoria aos parceiros da Portas Abertas no Tajiquistão e em toda a Ásia Central que oferecem treinamento e discipulado aos cristãos locais.  
  • Interceda para que os governantes tenham um encontro com Jesus e entendam que só e​le é rei.  
  • Há muitos refugiados afegãos no Tajiquistão. Clame por proteção e provisão aos cristãos ​que estão ​entre eles​ e ​que​,​ se forem deportados​,​ correm risco de morte.

Mais informações sobre o país