Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.
República Democrática do Congo
Posição no ranking:29
Tipo de perseguição
Opressão islâmica, Paranoia ditatorial, Corrupção e crime organizado, Opressão do clã
Pontuação na pesquisa
72
Religião
Cristianismo
Capital
Kinshasa
População
109 MILHÕES
População cristã
104 MILHÕES

Como é a perseguição aos cristãos na República Democrática do Congo?

No Leste da República Democrática do Congo (RDC), cristãos enfrentam perseguição severa em meio a conflitos violentos. As Forças Democráticas Aliadas (ADF, da sigla em inglês) – extremistas religiosos com vínculos com o grupo Estado Islâmico – atacam comunidades cristãs por meio de massacres, sequestros e destruição de igrejas. Sobreviventes relatam atrocidades destinadas a erradicar a presença cristã. 

Cristãos convertidos sofrem rejeição social, pressão para renunciar à fé, exclusão da herança e da vida comunitária. A recusa em realizar ritos tradicionais frequentemente resulta em intimidação. 

Enquanto isso, líderes católicos e protestantes que denunciam a corrupção estatal ou defendem direitos constitucionais correm risco de ameaças, vigilância e assédio. As atividades da igreja são interrompidas e o líder cristão é difamado em público. Isso contribui para um clima de medo em que os apelos por justiça são sistematicamente silenciados. 

Como as mulheres são perseguidas na República Democrática do Congo?

As mulheres e meninas cristãs enfrentam sequestro, abuso sexual, escravidão sexual, tráfico e casamento forçado, especialmente quando são capturadas por militantes das Forças Democráticas Aliadas (ADF) e de outros grupos armados. Meninas de apenas 12 anos são forçadas a se casar, sofrendo abusos e violência doméstica. Com frequência, sobreviventes de violência sexual enfrentam trauma, vergonha e rejeição por parte das famílias ou comunidades. Os conflitos e a presença de mais de 100 grupos armados no Leste do país tornam a vida extremamente arriscada para as mulheres. Muitas foram abusadas sexualmente, sequestradas ou mortas. Soldados do governo também estavam envolvidos nesse tipo de ataque. 

Como os homens são perseguidos na República Democrática do Congo?

Homens cristãos são frequentemente alvo de recrutamento forçado, sequestro, tortura e execução. Muitos sofrem mutilação ou trabalho forçado, enquanto outros precisam pagar resgate em sequestros, levando famílias à pobreza prolongada. Líderes de igrejas enfrentam riscos adicionais ao se manifestarem. Cristãos também enfrentam discriminação no emprego e instabilidade no lar, o que reduz a capacidade da igreja de agir em tempos de crise. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos na República Democrática do Congo?

A Portas Abertas atua por meio de parceiros e igrejas locais na República Democrática do Congo para fornecer apoio físico e espiritual aos cristãos perseguidos. Isso os capacita a serem resilientes diante da perseguição por meio de ajuda emergencial, treinamento de preparação para perseguição e discipulado.

Como posso ajudar os cristãos perseguidos na República Democrática do Congo?

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.

QUERO AJUDAR

Quem persegue os cristãos na República Democrática do Congo?

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra os cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos na República Democrática do Congo são: opressão islâmica, corrupção e crime organizado, paranoia ditatorial e opressão do clã. 

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo.

Casa na República Democrática do Congo. É possível ver pessoas sentadas à frente junto a um varal com roupas secando.

Pedidos de oração da República Democrática do Congo

  • Clame por paz e por estabilidade na República Democrática do Congo. 
  • Ore por coragem e esperança aos cristãos deslocados que enfrentam violência de grupos extremistas e armados. 
  • Interceda para que o coração dos militantes islâmicos seja transformado por Jesus e que seu ódio seja substituído pela paz e alegria do Senhor. 
  • Peça que o povo de Deus seja pacificador entre as diferentes facções em guerra na República Democrática do Congo.

Mais informações sobre o país