Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.
Tunísia
Posição no ranking:31
TN
Tipo de perseguição
Opressão islâmica, Paranoia ditatorial
Pontuação na pesquisa
71
Religião
Islamismo
Capital
Túnis
População
12,6 MILHÕES
População cristã
23 MIL

Como é a perseguição aos cristãos na Tunísia?

Cristãos na Tunísia estão sujeitos à vigilância crescente por parte das autoridades. Eles são monitorados, podem ser presos, interrogados e ter suas casas revistadas. 

Pela primeira vez, as autoridades realizaram prisões sem precedentes de cristãos estrangeiros. Elas usam falsamente acusações de “tráfico humano” para justificar o assédio e agrupam cristãos estrangeiros com migrantes subsaarianos sem documentos. Muitos deles perderam seus empregos, enfrentaram abusos raciais de suas comunidades ou fugiram. 

Devido à hostilidade, convertidos tunisianos sentem-se obrigados a ocultar a fé, levando ao isolamento, pois não conseguem se reunir para adoração e apoio mútuo. 

Como as mulheres são perseguidas na Tunísia?

Mulheres cristãs tunisianas podem enfrentar perigo extremo, especialmente à medida que seus direitos se deterioram sob o presidente Saïed. Cristãs de origem muçulmana são particularmente vulneráveis à perseguição motivada por parentes do sexo masculino. Elas podem sofrer assédio sexual, ameaças de morte, violência doméstica, prisão domiciliar e expulsão forçada da família, ficando isoladas e silenciadas. 

Mulheres casadas convertidas podem ser forçadas ao divórcio e perder a guarda dos filhos. As solteiras, especialmente em áreas rurais, podem ser forçadas a se casar com homens muçulmanos. 

Como os homens são perseguidos na Tunísia?

Homens que se convertem ao cristianismo enfrentam oposição da família e da sociedade. Abandonar o islã é visto como traição, podendo levar a intimidação, agressões físicas severas e até ameaças de morte. Os cristãos de origem muçulmana podem ser expulsos de casa, perder seus bens e herança e ser abandonados pela esposa, ficando isolados. Muitos sofrem dificuldades econômicas ao perderem o emprego ou terem seus negócios boicotados, o que priva a família toda de renda, deixando-a vulnerável. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos na Tunísia?

A Portas Abertas trabalha com parceiros e igrejas locais no Norte da África para oferecer treinamentos de liderança e discipulado, projetos de geração de renda, ajuda emergencial e distribuição de Bíblias e literatura cristã.

Como posso ajudar os cristãos perseguidos na Tunísia?

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.

QUERO AJUDAR

Quem persegue os cristãos na Tunísia?

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos na Tunísia são: opressão islâmica e paranoia ditatorial. 

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente, são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo.  

Visão panorâmica de cidade na Tunísia

Pedidos de oração da Tunísia

  • Ore por liberdade aos cristãos para praticarem a fé na Tunísia.   
  • Peça por proteção e provisão aos cristãos de origem muçulmana que enfrentam perseguição da família, da comunidade e do governo.  
  • Interceda para que os cristãos tunisianos encontrem maneiras de crescer em comunhão e discipulado.

Mais informações sobre o país