Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.
Nicarágua
Posição no ranking:32
Tipo de perseguição
Opressão comunista e pós-comunista, Paranoia ditatorial, Corrupção e crime organizado
Pontuação na pesquisa
71
Religião
Cristianismo
Capital
Manágua
População
7,2 MILHÕES
População cristã
6,8 MILHÕES

Como é a perseguição aos cristãos na Nicarágua? 

Cristãos na Nicarágua estão sendo cada vez mais silenciados sob o regime ditatorial do presidente Daniel Ortega e da vice-presidente Rosario Murillo, sua esposa. Os seguidores de Jesus que levantam a voz contra o governo em questões como violações de direitos humanos enfrentam vigilância, intimidação e prisão. Alguns chegam a sofrer exílio e perda da cidadania.  

Igrejas e outras instituições cristãs (como escolas e organizações de caridade) são consideradas uma ameaça ao regime. Elas tiveram bens confiscados, atividades interrompidas ou proibidas e prédios vandalizados. Em vez de serem vistos como parte valiosa do tecido social do país, muitos cristãos são considerados “agentes desestabilizadores”. 

Essa crescente supressão das liberdades cristãs remonta a 2018, quando protestos nacionais eclodiram contra o governo. A situação piorou após as eleições de 2021 e a reforma constitucional de 2025. Ambas foram usadas para promover mudanças legais que justificam ainda mais a repressão às vozes dissidentes – incluindo o silenciamento da igreja. 

Como as mulheres são perseguidas na Nicarágua? 

Em janeiro de 2025, a polícia confiscou à força os mosteiros e as propriedades das freiras Clarissas Franciscanas em Manágua e Chinandega, expulsando cerca de 30 freiras, cujo paradeiro permanece desconhecido. As freiras estavam envolvidas em educação e trabalho humanitário. Isso destaca a vulnerabilidade das mulheres engajadas em atividades consideradas uma ameaça ao regime. Há também relatos de mulheres sofrendo abuso doméstico por causa de sua participação na igreja.  

Como os homens são perseguidos na Nicarágua? 

Líderes de igrejas, geralmente homens, estão entre os mais visados pelo regime. Eles suportam o peso da perseguição, que inclui prisão e exílio. Isso pode forçar famílias inteiras a fugir, privando a comunidade cristã de seus líderes. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos na Nicarágua?   

A Portas Abertas fortalece a igreja na Nicarágua em meio à perseguição por meio de ajuda socioeconômica, assistência jurídica, treinamento de preparação para a perseguição e de liderança.

Como posso ajudar os cristãos perseguidos na Nicarágua?  

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.

QUERO AJUDAR 

Quem persegue os cristãos na Nicarágua? 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos na Nicarágua são: paranoia ditatorial, opressão comunista e pós-comunista, corrupção e crime organizado.  

Já as “fontes de perseguição são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo.

Igreja na Nicarágua

Pedidos de oração da Nicarágua

  • Interceda por encorajamento, sabedoria e proteção aos pastores que enfrentam prisão e detenção arbitrárias.  
  • Clame por segurança aos parceiros da Portas Abertas que buscam servir e fortalecer a igreja nicaraguense. 
  • Ore por coragem e sabedoria às igrejas que estão sob vigilância das autoridades.

Mais informações sobre o país