Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.
Turcomenistão
Posição no ranking:35
Bandeira-Turcomenistão
Tipo de perseguição
Opressão islâmica, Paranoia ditatorial, Opressão do clã
Pontuação na pesquisa
71
Religião
Islamismo
Capital
Ashgabat
População
6,7 MILHÕES
População cristã
95 MIL

Como é a perseguição aos cristãos no Turcomenistão?

Na atmosfera totalitária do Turcomenistão, a vida para os cristãos pode ser sufocante. Todos os cidadãos são monitorados de perto, mas os suspeitos de pertencerem a igrejas podem enfrentar uma vigilância ainda maior. Os envolvidos em grupos protestantes estão especialmente em risco. Na verdade, eles são com frequência considerados “extremistas” por se envolverem em atividades que fogem do que é sancionado pelas autoridades.

Há restrições rigorosas à posse de material religioso e uma proibição à educação religiosa privada, tornando arriscado para as crianças ouvir sobre Jesus. Registrar novas igrejas é praticamente impossível. Até mesmo igrejas Ortodoxas Russas e Apostólicas Armênias podem cair sob os olhos atentos das autoridades durante os cultos. 

Mas a perseguição não vem apenas das autoridades: também pode vir de pessoas mais próximas. Como em outros países da Ásia Central, no Turcomenistão, aqueles que dão o passo corajoso de deixar o islã para seguir a Jesus podem enfrentar oposição imensa da própria família e comunidade. 

Como as mulheres são perseguidas no Turcomenistão? 

Na cultura predominantemente islâmica do Turcomenistão, as mulheres são consideradas inferiores aos homens, o que significa que convertidas são particularmente vulneráveis a espancamentos, prisão domiciliar, abuso verbal, ameaças, rejeição, sequestro e casamento forçado. A violência sexual também pode ocorrer, muitas vezes com o objetivo de intimidar e angustiar maridos, famílias e igrejas. Dado o estigma e a vergonha desses incidentes, eles quase nunca são denunciados, aprofundando a dor das mulheres cristãs e garantindo impunidade aos agressores. 

Como os homens são perseguidos no Turcomenistão? 

A liderança de famílias e igrejas no Turcomenistão é tipicamente reservada aos homens, o que significa que qualquer perseguição que enfrentem afetará outros também. Incidentes podem trazer dificuldades financeiras às famílias e espalhar medo entre as congregações. Treinar líderes também é um problema, dadas as restrições rigorosas ao treinamento religioso. Além disso, cristãos no serviço militar podem enfrentar hostilidade, enquanto, em nível local, muçulmanos podem obstruir negócios administrados por homens cristãos. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos no Turcomenistão?

A Portas Abertas fortalece a igreja na Ásia Central por meio de diversas iniciativas, incluindo distribuição de literatura cristã, apoio em oração, ministério de presença, projetos de geração de renda e ministérios voltados para mulheres. 

Como posso ajudar os cristãos perseguidos no Turcomenistão?  

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.

QUERO AJUDAR

Quem persegue os cristãos no Turcomenistão? 

O termo “tipo de perseguição”  é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra os cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos no Turcomenistão são: paranoia ditatorial, opressão islâmica, opressão do clã. 

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. 

Homem caminha pelas ruas do Turcomenistão

Pedidos de oração do Turcomenistão

  • Ore pela unidade entre o povo de Deus no Turcomenistão. Peça a Deus que derrube muros e que o amor dos cristãos seja evidente, como Jesus ordenou em João 17.21. 
  • Interceda pelos líderes cristãos que são fortemente monitorados pelo regime totalitário. Peça a Deus que lhes dê segurança e coragem. 
  • Clame por cura e esperança aos muçulmanos que decidem seguir a Jesus no Turcomenistão e enfrentam rejeição.  

Mais informações sobre o país