Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.
Omã
Posição no ranking:38
OM
Tipo de perseguição
Opressão islâmica, Paranoia ditatorial, Opressão do clã
Pontuação na pesquisa
70
Religião
Islamismo
Capital
Muscate
População
4,8 MILHÕES
População cristã
191 MIL

Como é a perseguição aos cristãos em Omã?

A perseguição em Omã depende significativamente de onde o seguidor de Jesus é. Por exemplo, estrangeiros geralmente podem adorar livremente – desde que não compartilhem sua fé. Mas convertidos do islã podem enfrentar pressão significativa da família, do governo e da comunidade para renunciar à fé. Eles podem ser expulsos do emprego e de casa e enfrentar problemas com guarda de filhos e herança.

Muçulmanos nascidos no exterior que se convertem ao cristianismo são controlados principalmente pelo ambiente social onde vivem. Alguns podem não enfrentar perseguição intensa, enquanto outros estarão sujeitos a pressão significativa. Muitas vezes, são as normas sociais de seus países de origem que se aplicam.  

O governo de Omã continua deportando cristãos expatriados acusados de proselitismo. Convertidos omanis do islã para o cristianismo e vários cristãos expatriados foram detidos após tais acusações no passado recente. 

Como as mulheres são perseguidas em Omã?

Na sociedade conservadora de Omã, as mulheres vivem sob rígida tutela masculina. Isso é reforçado pela Lei do Estatuto Pessoal, que limita seus direitos de casamento, guarda e herança. Convertidas ao cristianismo enfrentam prisão domiciliar, isolamento, negação de recursos cristãos e abuso por parte da família. Convertidas solteiras podem ser coagidas a se casar com homens muçulmanos, enquanto mulheres registradas como muçulmanas são legalmente proibidas de se casar com cristãos. Embora não seja principalmente por causa da fé, empregadas domésticas cristãs de outros países frequentemente sofrem abuso sexual e tratamento semelhante à escravidão. 

Como os homens são perseguidos em Omã?

Para homens em Omã, a conversão do islã para o cristianismo tem consequências severas. Convertidos podem ser ostracizados por suas famílias e comunidades, perdendo apoio financeiro vital, educação e oportunidades de emprego na sociedade baseada em redes de Omã. Nenhuma família permitirá que sua filha se case com um convertido, e homens casados correm risco de divórcio e perda automática da guarda dos filhos, visto que a lei os considera inadequados para serem tutores. Muitos são expulsos de casa e ficam extremamente vulneráveis. Homens cristãos estrangeiros enfrentam discriminação no trabalho e risco de perder permissões de trabalho por atividades visíveis de fé. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos em Omã?

A Portas Abertas apoia o corpo de Cristo na Península Arábica com distribuição de Bíblias e literatura cristã, discipulado e treinamento de líderes cristãos.

Como posso ajudar os cristãos perseguidos em Omã?

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.

QUERO AJUDAR

Quem persegue os cristãos em Omã?

O termo “tipo de perseguição”  é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra os cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos em Omã são: opressão islâmica, paranoia ditatorial e opressão do clã

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores de hostilidades, violentos ou não violentos, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. 

Visão aérea de cidade no Omã

Pedidos de oração de Omã

  • Ore para que Deus proteja novos convertidos e os ajude a encontrar uma comunidade cristã com segurança. 
  • Ore para que os cristãos permaneçam confiantes e esperançosos, mesmo quando as autoridades tentam esmagar sua fé. 
  • Agradeça a Deus pela tolerância da monarquia omani para com cristãos estrangeiros. Ore para que eles sejam sal e luz em suas comunidades em Omã. 

Mais informações sobre o país