Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.
Quirguistão
Posição no ranking:40
Tipo de perseguição
Opressão islâmica, Paranoia ditatorial, Opressão do clã
Pontuação na pesquisa
68
Religião
Islamismo
Capital
Bishkek
População
6,9 MILHÕES
População cristã
207 MIL

Como é a perseguição aos cristãos no Quirguistão?

Cristãos no Quirguistão continuam enfrentando forte oposição da família e da comunidade, enquanto a hostilidade das autoridades se intensificou com a introdução de controles religiosos mais rígidos. 

As consequências enfrentadas por aqueles que corajosamente deixaram o islã para seguir a Jesus podem ser severas. Elas podem incluir prisão domiciliar e violência física, e os filhos de cristãos convertidos podem sofrer bullying na escola. Às vezes, imãs são convocados para pregar contra os convertidos, podendo causar sua expulsão da comunidade. Em algumas partes do país, a influência da comunidade muçulmana local pode significar que cristãos vulneráveis não podem contar com as autoridades locais para proteção e justiça. 

Novas leis que regem a religião sufocaram a expressão das igrejas locais, incluindo exigências inatingíveis para registrar uma igreja. Grupos protestantes, que podem ser considerados “extremistas”, são especialmente afetados. Igrejas ortodoxas russas são amplamente deixadas em paz devido à sua natureza mais isolada. 

Como as mulheres são perseguidas no Quirguistão?

No Quirguistão, onde a cultura islâmica tradicional é predominante, as mulheres são geralmente consideradas subordinadas aos homens: elas não têm liberdade para decidir sua religião. Consequentemente, convertidas ao cristianismo podem enfrentar uma série de problemas, incluindo prisão domiciliar, separação dos filhos e violência sexual. A prática do rapto de noivas persiste no Quirguistão, facilitada por autoridades locais que fazem pouco para impedi-la, colocando cristãs que vivem em regiões conservadoras em risco de sequestro e casamento forçado. 

Como os homens são perseguidos no Quirguistão?

Seja no local de trabalho ou na comunidade local, a discriminação enfrentada por homens cristãos pode ter repercussões amplas e duradouras. Os homens são tipicamente os provedores da família; por isso, quando moradores boicotam um negócio cristão ou um empregador demite um cristão por causa de sua fé, toda a família sofre. Isso pode ser agravado pela pressão da família extensa, levando a represálias. Líderes de igrejas, particularmente os ativos no evangelismo, podem enfrentar hostilidade das autoridades, incluindo multas e ataques físicos. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos no Quirguistão?

A Portas Abertas fortalece a Igreja Perseguida na Ásia Central por meio de ajuda emergencial, distribuição de Bíblias e literatura cristã, ministérios de mulheres e crianças e apoio em oração.

Como posso ajudar os cristãos perseguidos no Quirguistão?

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.

QUERO AJUDAR

Quem persegue os cristãos no Quirguistão?

O termo “tipo de perseguição”  é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra os cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos no Quirguistão são: paranoia ditatorial, opressão islâmica e opressão do clã

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores de hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. 

Fazenda no Quirguistão

Pedidos de oração do Quirguistão

  • Ore para que a igreja tenha coragem e sabedoria ao lidar com as restrições do governo resultantes das novas leis religiosas. 
  • Peça a Deus que proteja e sustente os cristãos que se convertem do islamismo. 
  • Clame por segurança às igrejas domésticas e pela continuidade de suas reuniões.

Mais informações sobre o país