Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.
Jordânia
Posição no ranking:49
Tipo de perseguição
Opressão islâmica, Paranoia ditatorial, Protecionismo denominacional, Opressão do clã
Pontuação na pesquisa
65
Religião
Islamismo
Capital
Amã
População
11,4 MILHÕES
População cristã
170 MIL

Como é a perseguição aos cristãos na Jordânia?

A maioria dos cristãos na Jordânia pertence a igrejas ortodoxas ou católicas romanas e, em geral, desfruta de um grau relativamente alto de liberdade religiosa. Ainda assim, podem enfrentar discriminação no emprego, monitoramento governamental e restrições à pregação pública. Cristãos que se converteram do islã correm risco de violência, prisão ou até morte por parte da família ou de grupos extremistas se expressarem abertamente sua fé. Igrejas não reconhecidas – especialmente as que evangelizam – podem enfrentar assédio das autoridades. 

Apesar da reputação da Jordânia de tolerância e diálogo inter-religioso, extremistas islâmicos continuam a representar uma ameaça para cristãos e outras minorias. Além disso, o conflito em Gaza alimentou o conservadorismo islâmico, apoio ao Hamas, boicotes a marcas internacionais e maior visibilidade islâmica. Isso levou a mais pressão social e distanciamento dos cristãos, mesmo enquanto o governo mantém políticas que promovem a tolerância religiosa. 

Como as mulheres são perseguidas na Jordânia? 

Convertidas do islã são as mais vulneráveis à perseguição, sendo a família normalmente a maior fonte de pressão. Mulheres correm risco de prisão domiciliar, isolamento, espancamento, assédio sexual e casamento forçado. Em casos extremos, podem ser mortas para preservar a “honra” da família. Convertidas não podem se casar oficialmente com homens registrados como cristãos, e seus movimentos são restritos pelo Estado e pelas famílias. Leis de status pessoal podem levar à prisão domiciliar e casamentos forçados, enquanto leis de apostasia permitem que casamentos sejam anulados e que cristãos percam a guarda dos filhos. 

Como os homens são perseguidos na Jordânia? 

Na sociedade predominantemente islâmica da Jordânia, homens e meninos cristãos enfrentam desafios significativos. Embora alguns cristãos ocupem cargos de destaque no trabalho, governo e forças armadas, a discriminação persiste, especialmente contra aqueles que se converteram do islã. Eles enfrentam progressão limitada na carreira e extorsão financeira, colocando toda a família sob pressão econômica. As leis de casamento tornam impossível o casamento legal entre um homem de família cristã e uma mulher cristã de origem muçulmana. Há dificuldades adicionais em uma cultura de honra e vergonha, na qual famílias podem atacar, rejeitar e expulsar homens de suas casas devido à escolha religiosa. O serviço de inteligência pode pressionar homens cristãos chamando-os para entrevistas, especialmente convertidos suspeitos e líderes de igrejas ativos no evangelismo. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos na Jordânia? 

Em cooperação com parceiros locais, a Portas Abertas apoia a igreja na Jordânia por meio de treinamentos e ajuda emergencial aos cristãos que mais precisam.

Como posso ajudar os cristãos perseguidos na Jordânia? 

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.  

QUERO AJUDAR

Quem persegue os cristãos na Jordânia?  

O termo “tipo de perseguição”  é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra os cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos na Jordânia são: opressão do clã, opressão islâmica, paranoia ditatorial e protecionismo denominacional

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores de hostilidades, violentos ou não violentos, contra os cristãos. Geralmente, são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. 

Cidade na Jordânia. É possível ver a bandeira nacional tremulando em destaque.

Pedidos de oração da Jordânia

  • Agradeça a Deus pelos cristãos que podem adorar em liberdade e peça para que a monarquia continue a enxergar a igreja como uma força para o bem na sociedade. 
  • A conversão ao cristianismo pode ser bastante arriscada na Jordânia. Ore por aqueles que perderam amigos ou familiares porque seguem a Jesus. 
  • Interceda para que os cristãos compartilhem a fé com ousadia e segurança.

Mais informações sobre o país