Perigo para cristãos aumenta na Síria após cessar-fogo

O anúncio de um cessar-fogo de quatro dias entre o governo sírio e o segmento curdo das Forças Democráticas Sírias (SDF, da sigla em inglês), em 18 de janeiro, parecia sinalizar esperança para o nordeste da Síria. O acordo previa a integração dos combatentes curdos ao exército, a entrega de províncias estratégicas e o reconhecimento de direitos culturais e linguísticos da população curda.
No entanto, com o fim do prazo de cessar-fogo, a tensão cresce. Nesse contexto, os cristãos sírios estão ainda mais vulneráveis. Saiba mais sobre como os cristãos são perseguidos na Síria na Lista Mundial da Perseguição 2026.
Risco de fuga em massa de militantes do Estado Islâmico
Após a assinatura do cessar-fogo, diferentes fontes curdas e governamentais passaram a divulgar versões conflitantes sobre a implementação do acordo. Novos confrontos ocorreram ao redor de prisões que abrigam milhares de detentos ligados ao Estado Islâmico. Entenda o que é o Estado Islâmico e como o grupo afeta cristãos perseguidos na Síria.
“Esperamos que o acordo seja mantido, apesar de sua fragilidade. Pedimos contínuas orações e súplicas pela paz na região”, afirma um líder cristão sírio.
Em meio às acusações mútuas sobre fugas em massa e ataques armados, cidades sírias como al-Hasakah e Qamishli seguem em estado de alerta, com presença militar crescente. A retirada de forças curdas do campo de detenção de al-Hol, que abriga familiares e suspeitos ligados ao Estado Islâmico, aumentou a sensação de insegurança entre os civis, especialmente após relatos de ataques próximos à região.
Cristãos pedem oração pelo Nordeste da Síria
Os dias de incerteza afetam de maneira especial os cristãos sírios. Escolas foram fechadas por motivos de segurança, há relatos de toques de recolher e de moradores evitando sair de casa devido aos confrontos esporádicos. Igrejas têm se preparado para possíveis cenários mais graves, enquanto líderes cristãos afirmam que o momento exige prudência e oração constante.
“Estamos orando para que tudo termine de forma pacífica”, compartilhou um cristão local. O conflito acontece depois que o atual presidente assumiu o controle do país e reafirmou a intenção de governar todo o território sírio, incluindo regiões que desde 2014 funcionam como áreas autônomas lideradas pelos curdos.
A Portas Abertas convida você a continuar em oração pelos cristãos do Nordeste da Síria, que foi um dos países que mais subiu na Lista Mundial da Perseguição 2026 e é o 6º país entre os 50 mais perigosos para cristãos.
Participe do Domingo da Igreja Perseguida 2026
Milhares de igrejas de todo o Brasil estão se organizando para participar do Domingo da Igreja Perseguida (DIP) 2026, o maior movimento de oração pelos cristãos perseguidos. Envolva sua igreja no DIP 2026.
Como orar pela Síria?
- Interceda para que o governo sírio e as forças curdas encontrem um caminho de estabilidade.
- Clame a Deus para que a região seja protegida de novos ataques e que os cristãos na região encontrem paz e segurança em Jesus.
- Peça ao Senhor que alcance o coração dos militantes do Estado Islâmico com a maravilhosa graça de Jesus.
Notícias relacionadas

Perigo para cristãos aumenta na Síria após cessar-fogo

Mais de dez mil igrejas fechadas em Ruanda



