área do parceiro
Posição no ranking:
74
O aumento no índice de pressão aconteceu em decorrência do crescimento do fanatismo dentro de algumas comunidades islâmicas sunitas e xiitas e do enfraquecimento da presença cristã. O número já relativamente alto de atos de vandalismo e roubos contra igrejas aumentou em comparação com os dados de 2024.
Sozan (pseudônimo), cristã de origem muçulmana do Oriente Médio
O Líbano serve como um refúgio seguro para diversos grupos religiosos e étnicos, como os cristãos. No entanto, a população cristã diminuiu e teme-se que sua influência política esteja caindo, já que a demografia do país mudou muito nos últimos cinco anos.
Embora as comunidades cristãs históricas permaneçam enraizadas na sociedade libanesa, a oposição é muitas vezes baseada em fatores territoriais ou políticos, e não na religião. Nos últimos anos, as comunidades cristãs que fazem fronteira com áreas de maioria muçulmana tornaram-se alvos de agressão. Também houve oposição às instituições de caridade cristãs que fornecem ajuda aos refugiados sírios. Além disso, desde 2023, observou-se um aumento notável nos ataques a locais sagrados cristãos.
Os cristãos de denominações não tradicionais no Líbano, às vezes, enfrentam críticas das comunidades cristãs históricas e pressão de grupos não cristãos, especialmente se forem vistos como evangelistas. Os cristãos de origem muçulmana ou drusa encontram mais resistência e violência por parte da família e da comunidade local.
Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.
O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos no Líbano são: opressão islâmica e opressão do clã.
Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos na Líbano são: cidadãos e quadrilhas e parentes.