Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.
Uzbequistão
Posição no ranking:25
Bandeira-Usbequistão
Tipo de perseguição
Opressão islâmica, Paranoia ditatorial, Opressão do clã
Pontuação na pesquisa
73
Religião
Islamismo
Capital
Tashkent
População
36 MILHÕES
População cristã
395 MIL

Como é a perseguição aos cristãos no Uzbequistão? 

Apesar de ser um estado secular, o Uzbequistão pode ser um lugar extremamente desafiador para sua pequena comunidade cristã expressar e compartilhar a fé. 

As igrejas podem ser prejudicadas por restrições complexas e inatingíveis. Isso inclui uma exigência recentemente introduzida para que as igrejas tenham um número mínimo de membros; para pequenas congregações, esse número é impossível de alcançar.  

Igrejas que não seguem os protocolos do governo – por exemplo, ao possuir materiais “não autorizados” – correm risco de invasões, prisões, ameaças e multas pesadas. Porém, há um tratamento diferente para as igrejas ortodoxas russas: elas raramente enfrentam problemas devido ao seu envolvimento limitado com a população uzbeque nativa. 

Cristãos de origem muçulmana podem enfrentar forte oposição da família e da comunidade, especialmente aqueles que vivem em regiões rurais onde a identidade islâmica e de clã é forte. Não surpreendentemente, muitos cristãos se sentem obrigados a manter a fé em segredo. 

Como as mulheres são perseguidas no Uzbequistão? 

Na sociedade do Uzbequistão, a prisão domiciliar de mulheres cristãs é particularmente comum, prejudicando gravemente a liberdade de expressar a fé e se reunir com outras pessoas. Elas também podem enfrentar casamento forçado, sequestro e divórcio, além de violência sexual, que muitas vezes não é denunciada devido à forma como foi normalizada na sociedade uzbeque. 

Como os homens são perseguidos no Uzbequistão? 

Líderes de igrejas no Uzbequistão são tipicamente homens, e eles são alvo das autoridades para intimidar congregações. As táticas incluem multas, prisão, abuso físico e negação de vistos de saída do país. No local de trabalho, homens cristãos podem ser demitidos ou impedidos de receber promoções. O serviço militar pode expor os seguidores de Jesus ao assédio. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos no Uzbequistão? 

A Portas Abertas fortalece a igreja na Ásia Central por meio de diversas iniciativas, incluindo distribuição de Bíblias e literatura cristã, apoio em oração, ministério de presença, ajuda emergencial e ministérios para mulheres.

Como posso ajudar os cristãos perseguidos no Uzbequistão?  

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.

QUERO AJUDAR

Quem persegue os cristãos no Uzbequistão? 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra os cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos no Uzbequistão são: paranoia ditatorial, opressão islâmica e opressão do clã.  

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores de hostilidades, violentos ou não violentos, contra os cristãos. Geralmente, são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo.  

Mulher uzbeque mostrando os frutos colhidos

Pedidos de oração do Uzbequistão

  • Ore por coragem e sabedoria às igrejas e líderes cristãos que estão sob vigilância das autoridades.  
  • Clame por fortalecimento e proteção aos cristãos que arriscam a vida para se reunir e adorar a Jesus em igrejas alvos do governo.  
  • Peça por graça e esperança aos cristãos de origem muçulmana que enfrentam perseguição por parte da família, da comunidade e do governo.  
  • Interceda pelas pessoas que perseguem os cristãos, para que tenham um encontro com Jesus e sejam transformadas por ele.  

Mais informações sobre o país