Portas Abertas • 11 mar 2016
Alunos de classe de educação cristã no Iraque aprendem sobre o Salvador
Qualquer cidadão do Oriente Médio que se converta ao cristianismo pode contar com uma grande perseguição, acrescida de abusos, injustiça, violência, falta de recursos, violação dos direitos humanos, torturas e até pena de morte. Muitos fogem para outras regiões e vivem como deslocados ou refugiados. Mesmo com essa dura realidade, o número de cristãos continua a crescer todos os anos e eles sabem que não estão sozinhos, que além da presença do Espírito Santo, existem voluntários e equipes dispostas a ajudá-los nos momentos mais difíceis.
Em alguns casos específicos, além da escola bíblica e dos treinamentos, a Portas Abertas também oferece seminários que ajudam as pessoas durante os períodos mais traumáticos de suas vidas. Há professores, conselheiros, psicólogos e até médicos à disposição dos cristãos. Muitas vezes, só o consultório para a cura do corpo e da mente não basta, é preciso de uma sala de aula e um grupo de oração para a cura completa do espírito. "Quase todos os refugiados são traumatizados, alguns são até mesmo incapazes de falar sobre o que viveram, o que pode levá-los à depressão, daí a importância de ter uma ajuda bem estruturada", comenta um dos analistas de perseguição.
"Faz parte do meu ministério ajudar esses cristãos a expressar seus sentimentos. Eles têm que aprender a confiar novamente para construir um novo futuro", explica um dos colaboradores. Além disso, os cristãos precisam de base bíblica para compreender o processo de salvação. "Quanto mais um cristão aprende e pratica a Bíblia, mais fácil é o entendimento de tudo o que acontece ao seu redor, principalmente num contexto de perseguição religiosa. Não é fácil perder a família e os amigos e ter que seguir em frente, evangelizando aqueles que ainda não ouviram falar do nome de Cristo. Daí a importância de levar o estudo para todos os cristãos, de todas as partes do mundo", conclui um professor de escola bíblica.
© 2024 Todos os direitos reservados