Acampamento de cristãos é demolido na Nigéria

A comunidade cristã estava abrigada no local por causa dos ataques do Boko Haram

Portas Abertas • 3 fev 2023


As famílias cristãs estão vivendo na rua próxima aos escombros do acampamento (foto representativa)

As famílias cristãs estão vivendo na rua próxima aos escombros do acampamento (foto representativa)

Ao menos 80 cristãos estão desabrigados na Nigéria desde dezembro de 2022. Autoridades nigerianas demoliram o abrigo informal que cristãos construíram no acampamento de deslocados internos sem aviso prévio. A maioria dos deslocados foi para o acampamento fugindo dos ataques do Boko Haram, que estão devastando as comunidades cristãs no Nordeste do país.  


Um dos cristãos testemunhou a demolição: “Eles vieram às sete horas da manhã. Estava muito frio. Mais de 130 deslocados internos, a maioria eram mulheres e crianças, estavam vivendo no acampamento em Durumi. Desde a destruição do abrigo, todos têm enfrentado as duras condições de sobrevivência sem proteção alguma”.  
 


Nos últimos meses, a maioria dos deslocados internos tem escolhido ir para os acampamentos na capital da Nigéria por encontrarem ali um ambiente mais estável para recomeçarem a vida.
 


O Secretário Executivo da capital disse em entrevista que não reconhece as pessoas que vivem nos acampamentos como deslocados internos: “A presença dessas pessoas aqui é um problema. Elas estão formando uma favela que está tomando o local, cheia de bandidos e barracos. Vocês podem imaginar os tipos de crimes que acontecem ali. Pelo que observamos até agora, nenhuma delas tem um trabalho ou ocupação séria”. 
 


Desamparados
 


Parceiros locais da Portas Abertas relataram que os cristãos viram a demolição como uma ação deliberada das autoridades contra os seguidores de Jesus. “Não fomos avisados. Quando percebemos, as escavadeiras começaram a derrubar nossos abrigos e nenhum oficial do governo veio falar conosco sobre projetos para nos realocarem em outra região”.
  


Os deslocados internos estão vivendo na rua, próxima ao acampamento demolido, com pouco ou nenhuma comida e em condições sanitárias deploráveis. O conflito e a violência já tornaram mais de três milhões de pessoas em deslocadas internas na Nigéria, o 6
° país da Lista Mundial da Perseguição 2023 


Você pode ajudar 


Parceiros locais da Portas Abertas oferecem alimento, medicação e outros itens de necessidade básica para cristãos perseguidos na Nigéria. Sua
doação permite que mais irmãos na fé recebam a assistência de que precisam.

 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco