Ataque turco danifica templos na Síria

Vilas onde cristãos assírios moravam ficaram destruídas pelos bombardeios

Portas Abertas • 13 jun 2022


A Mar Sawa Church foi a mais prejudicada no ataque da Turquia  (Foto: Redes sociais)

A Mar Sawa Church foi a mais prejudicada no ataque da Turquia (Foto: Redes sociais)

[Atualizado em 13/6/2022 às 16 horas] 

No dia 28 de maio, um vilarejo que era habitado predominantemente por cristãos, no Norte da
Síria, foi bombardeado e está quase inabitado. Alguns pensam que a guerra na Síria terminou, já que não há muitas notícias novas sobre isso na mídia. No entanto, quase diariamente, há bombardeios e tiroteios no país. Um incidente recente aconteceu em Tal Tawil, uma pequena vila no Norte da Síria.  


Fotos de uma igreja danificada foram compartilhadas no Facebook. Uma organização parceira da Portas Abertas na Síria confirmou que essas imagens são verídicas. “Essa região é regularmente atacada pela
Turquia e seus aliados. A igreja foi atingida por canhões e mísseis”, disse um membro da organização.   


A vila de Tal Tawil fica na margem fértil do rio Khabur. Muitas das vilas na região são conhecidas como áreas cristãs por serem habitadas há muito tempo por cristãos assírios. Na vila, as casas também foram danificadas pelo bombardeio. “Os cristãos são poucos agora, muitos foram embora nos últimos anos. Eles recebem ameaças de uma invasão turca diariamente. Há um grande medo de que se essa invasão se completar, toda a área de vilas cristãs se torne bases das forças armadas turcas”, disse um membro da organização.
 


Muitos cristãos fugiram para Tel Tamr, quase dez quilômetros a leste de Tal Tawil. Desde 2016, as Forças Armadas da Turquia têm tomado territórios da Síria. Os sírios temem 
a invasão anunciada recentemente por Erdogan, presidente da Turquia, no Norte da Síria. Erdogan afirmou que enviará uma iniciativa militar para invadir o Nordeste de Aleppo, cidade síria. Essa é uma parte do plano turco, que quer firmar uma base militar de 30 km na Síria na fronteira entre esses dois países. Na região moram muitos cristãos de origem muçulmana que ficam ainda mais vulneráveis por causa do conflito. 


Preserve igrejas históricas no Oriente Médio 

Como as vilas cristãs que estão desaparecendo na Síria, igrejas do início do cristianismo estão desfalecendo em todo o Oriente Médio. Leis e proibições de novos membros tornam a existência dessas igrejas históricas muito difícil. Sua doação socorre essas igrejas que correm sério risco de desaparecer. 

 
Pedidos de oração 

  • Ore pelos cristãos no Norte da Síria que temem a invasão turca. Que seus corações descansem no Senhor. 
  • Ore pelos que precisaram fugir de casa por causa dos bombardeios. Que eles encontrem abrigos seguros e reconstruam suas vidas com a provisão de Deus. 
  • Peça ao Senhor que reestabeleça a paz na Síria. Que nossos irmãos em Cristo desfrutem sempre da “paz de Deus que excede todo o entendimento” (Fp 4.7a), especialmente diante das incertezas. 

 


Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco