Atiradores invadem igreja no Sudão

Cinco cristãos foram feridos no atentado

Portas Abertas • 16 mai 2023


O ataque é resultado do conflito entre o exército e grupos paramilitares (foto representativa)

O ataque é resultado do conflito entre o exército e grupos paramilitares (foto representativa)

No último final de semana, uma igreja, duas mesquitas e hospitais foram vítimas da grave crise que atinge o Sudão. A situação é resultado da disputa por poder entre as Forças Armadas do Sudão (SAF, da sigla em inglês) e o grupo paramilitar Rapid Support Forces (RSF, da sigla em inglês), desde o dia 15 de abril 


No domingo, 14 de maio, atiradores não identificados atacaram a igreja copta
Mar Girgis em Omdurman, a maior e mais populosa cidade do Sudão. Eles feriram cinco pessoas, incluindo Anba Sarabamon, um líder cristão, que teve diversas fraturas, segundo a Rádio Dabanga.  


Um milhão de deslocados
 


A Frente Democrática de Advogados (DLF, da sigla em inglês) relatou que os agressores estavam armados dos pés à cabeça. Eles atiraram nas pessoas, atingindo três cristãos na perna e o abdômen de um guarda.  
 


Os atiradores também saquearam objetos de valor e destruíram a casa de Anba, invadiram o dormitório de mulheres idosas e o quarto de jovens acolhidas pela igreja, revirando tudo. Por fim, fugiram com o carro do líder cristão. 
 


Até agora, nenhum dos grupos assumiu a culpa pelos atentados. “A Portas Abertas condena os ataques e expressa condolências às famílias enlutadas. Conclamamos a comunidade internacional a fazer o que estiver ao alcance para proteger a minoria cristã no Sudão”, disse representante da Portas Abertas.
 


Outras cinco igrejas foram prejudicadas pelo conflito, entre abril e maio. Segundo o portal de notícias Al Jazeera, mais de
700 pessoas morreram no conflito e há mais de um milhão de deslocados internos. A luta continua apesar dos acordos de paz negociados recentemente.  


Contamos com suas orações pelo Sudão!
 


Ajude quem mais precisa 


A Portas Abertas atua em mais de 60 países onde cristãos são perseguidos por meio do envio de alimentos, água, Bíblias e outras necessidades urgentes da Igreja Perseguida. Apoie esse trabalho com uma
doação 


Pedidos de oração
 

  • Clame a Deus para que a paz seja restabelecida no Sudão. 
  • Ore pelos milhares de deslocados internos que buscam refúgio 
  • Interceda pelas famílias das 700 vítimas mortas no conflito. 
  • Rogue a Deus que conceda sabedoria, força e consolo aos cristãos sudaneses.
     

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco