Base do Estado Islâmico no Iraque vira escola novamente

Mais de 200 crianças e adolescentes aprendem a construir um futuro melhor

| 28/04/2022 - 08:00

Crianças que viveram deslocadas no Iraque puderam voltar para casa e escola

Crianças que viveram deslocadas no Iraque puderam voltar para casa e escola


Hoje é o Dia Internacional da Educação e a Portas Abertas acredita que respeitar esse direito é fundamental para o fortalecimento dos cristãos perseguidos. Por isso, há projetos que visam a alfabetização tanto de crianças como de adultos.

No Iraque, uma escola em Qaraqosh foi tomada pelo Estado Islâmico e serviu como base para os extremistas. Mas quando o grupo radical foi tirado do poder, o prédio foi reformado e passou a funcionar novamente como uma escola.

Hoje ela atende mais 200 alunos, muitas dessas crianças e adolescentes viveram em acampamentos de deslocados e não tinham a possibilidade de estudar. Mas graças aos cristãos espalhados pelo mundo, os pequenos iraquianos recebem educação e podem sonhar com um futuro de paz e cheio de oportunidades.

Capacitados para reconstruir

Basma é um dos alunos que expressou o desejo em um desenho com o mapa do Iraque com um ramo de palmeira que simboliza a paz. “Meu sonho é que tenhamos paz em nosso país. Espero que muitas pessoas de todo o mundo venham visitar nossa cidade”, explica.

Já Marsel revelou que sonha com uma cidade em que as pessoas se ajudem e se amem. Um local onde possa brincar na rua com seus amigos. Segundo o garoto, isso só pode ser alcançado com a ajuda de Jesus, por isso ele desenhou uma grande cruz na entrada da cidade. “Jesus ressuscitou dos mortos para nos livrar do pecado. Somente a cruz pode nos livrar do mal”, completou.

O líder cristão Ammar se alegra todos os dias ao acompanhar as atividades da escola, pois são como sementes do futuro lançadas hoje. “Se você der uma boa educação aos alunos, eles serão os líderes, médicos e engenheiros de muitas partes do Iraque – não apenas desta cidade”, testemunha.

Até agora, muitas casas, escolas e igrejas destruídas pelo Estado Islâmico foram reformadas ou reconstruídas com o apoio dos parceiros da Portas Abertas ao redor do mundo. Mas ainda há muito trabalho para que a nova geração transforme o futuro da nação castigada pela violência.

Pedidos de oração

  • No Dia Internacional da Educação, clame por todas as crianças, adolescentes e adultos que desejam estudar, mas não podem. Peça que o Senhor possibilite a realização desse sonho.
  • Interceda pelas crianças e adolescentes do Iraque que agora têm a oportunidade de ir à escola. Que eles cresçam diante do Senhor e se tornem homens e mulheres comprometidos com o Reino de Deus.
  • Ore para que os professores tenham sabedoria e amor ao ensinar e sejam verdadeiros discípulos de Jesus.

Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE