Censura aos cristãos na Nicarágua

Sete emissoras de rádio cristãs foram fechadas e os equipamentos de transmissão confiscados

Portas Abertas • 29 ago 2022


O governo alega que as rádios apresentam irregularidades nos documentos (foto representativa)

O governo alega que as rádios apresentam irregularidades nos documentos (foto representativa)

[Atualizado em 08/09/2022 às 15h]

Em continuação à última notícia sobre a repressão às igrejas na Nicarágua, outro incidente demonstra a tensão no país. No dia 1
º de agosto a polícia invadiu a igreja Divina Misericordia, localizada em Sébaco, e exigiu que as estações de rádio e os canais de televisão da igreja fossem fechados. Os policiais também confiscaram os equipamentos de transmissão. Alguns cristãos tentaram intervir, mas a polícia atirou no ar para dispersá-los.  


Essa medida foi coordenada pela Telecor,
órgão regulador das comunicações da Nicarágua, que fechou outras emissoras também. Eles alegaram “irregularidades” na licença das rádios, apesar da garantia e esforços dos diretores em manter os documentos atualizados 


Censuras
 


Esse cenário levou igrejas e cristãos a pedirem às autoridades que respeitem a liberdade de expressão e de religião. Organizações internacionais apoiam o mesmo. “A União Europeia condena a interdição arbitrária das sete estações de rádio cristãs e de outras mídias cristãs pelas autoridades na Nicarágua no dia 1º de agosto”, foi a declaração da organização ao portal de notícias BBC.
 


No dia 4 de agosto, a polícia tentou proibir o líder cristão Rolando Álvares de realizar o culto agendado para essa data, dizendo que Rolando “incita a violência das multidões e apoia movimentos para desestabilizar a nação”. Sob a mesma alegação, muitos líderes foram presos enquanto estavam realizando cultos. 
 


Organizações cristãs também foram proibidas de se reunir em julho e recentemente foram obrigadas a sair do país por causa da perseguição. Em junho, um abrigo para garotas vulneráveis, abusadas ou abandonadas foi fechado sob acusação de falta de detalhes na declaração das doações. O lugar também abrigava idosos e está fechado até agora.

Em setembro, um parceiro local da Portas Abertas na Nicarágua afirmou que o governo enviou uma notificação aos pastores e associações cristãs questionando o Dia da Bíblia. Esse inquérito levou as autoridades de cada região a convocar todos os pastores para dar detalhes sobre a celebração programada para dia 30 de setembro. Os pastores estão ansiosos e preocupados com as estratégias do governo para exercer maior controle sobre a população.    
 


Pedidos de oração
 

  • Ore pelas emissoras fechadas para que em breve possam voltar às atividades e comuniquem o amor de Deus. 
  • Interceda pelos pastores e líderes sob pressão que são vigiados e ameaçados nos cultos, para que encontrem paz e estejam seguros no Senhor. 
  • Peça ao Senhor para que as jovens e os idosos que eram acolhidos pelo abrigo encontrem refúgio enquanto aguardam a reabertura do abrigo.
  • Ore pelos que perseguem os cristãos na Nicarágua para que se arrependam e encontrem a salvação em Jesus. 

     

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco