Portas Abertas • 29 ago 2022
O governo alega que as rádios apresentam irregularidades nos documentos (foto representativa)
[Atualizado em 08/09/2022 às 15h]
Em continuação à última notícia sobre a repressão às igrejas na Nicarágua, outro incidente demonstra a tensão no país. No dia 1º de agosto a polícia invadiu a igreja Divina Misericordia, localizada em Sébaco, e exigiu que as estações de rádio e os canais de televisão da igreja fossem fechados. Os policiais também confiscaram os equipamentos de transmissão. Alguns cristãos tentaram intervir, mas a polícia atirou no ar para dispersá-los.
Essa medida foi coordenada pela Telecor, órgão regulador das comunicações da Nicarágua, que fechou outras emissoras também. Eles alegaram “irregularidades” na licença das rádios, apesar da garantia e esforços dos diretores em manter os documentos atualizados.
Esse cenário levou igrejas e cristãos a pedirem às autoridades que respeitem a liberdade de expressão e de religião. Organizações internacionais apoiam o mesmo. “A União Europeia condena a interdição arbitrária das sete estações de rádio cristãs e de outras mídias cristãs pelas autoridades na Nicarágua no dia 1º de agosto”, foi a declaração da organização ao portal de notícias BBC.
No dia 4 de agosto, a polícia tentou proibir o líder cristão Rolando Álvares de realizar o culto agendado para essa data, dizendo que Rolando “incita a violência das multidões e apoia movimentos para desestabilizar a nação”. Sob a mesma alegação, muitos líderes foram presos enquanto estavam realizando cultos.
Organizações cristãs também foram proibidas de se reunir em julho e recentemente foram obrigadas a sair do país por causa da perseguição. Em junho, um abrigo para garotas vulneráveis, abusadas ou abandonadas foi fechado sob acusação de falta de detalhes na declaração das doações. O lugar também abrigava idosos e está fechado até agora.
Em setembro, um parceiro local da Portas Abertas na Nicarágua afirmou que o governo enviou uma notificação aos pastores e associações cristãs questionando o Dia da Bíblia. Esse inquérito levou as autoridades de cada região a convocar todos os pastores para dar detalhes sobre a celebração programada para dia 30 de setembro. Os pastores estão ansiosos e preocupados com as estratégias do governo para exercer maior controle sobre a população.
Pedidos de oração
Ore pelos que perseguem os cristãos na Nicarágua para que se arrependam e encontrem a salvação em Jesus.
© 2024 Todos os direitos reservados