China completa 73 anos de fundação

A internet é um dos espaços em que os cristãos chineses foram mais perseguidos em 2022

Portas Abertas • 1 out 2022


O cristão Wen foi preso por ouvir Bíblia em áudio a caminho do trabalho (foto representativa)

O cristão Wen foi preso por ouvir Bíblia em áudio a caminho do trabalho (foto representativa)

Hoje celebra-se a Proclamação da República Popular da China. O país foi fundado há 73 anos por Mao Tsé-Tung, responsável pela implantação do comunismo chinês. Desde o início, o país proíbe religiões que contradigam os princípios do Estado, como o cristianismo. As comemorações do Dia Nacional da China costumam ser desafiadoras, pois a vigilância é maior neste período. 


Em 2022, um dos recursos utilizados para monitorar os cristãos chineses é a internet. Uma nova legislação com censuras na internet foi aprovada em março deste ano. O Estado
proibiu o envio de mensagens cristãs por aplicativos e suspendeu sites cristãos que funcionavam há muito tempo. A cada dia, o cristianismo é ainda mais cerceado e cristãos secretos vivem ameaçados, mesmo no mundo virtual. Eles precisam usar códigos para manterem a comunicação entre si. Apesar da perseguição, a cada dia mais chineses se rendem aos pés do Senhor e aceitam o desafio de seguir a Cristo na China. 


Mesmo que nos persigam, não temeremos
 


Recentemente, Wen Xuan*, um cristão de origem muçulmana foi flagrado ouvindo uma Bíblia em
áudio no caminho para o trabalho em uma das áreas restritas da China. Ele foi levado pela polícia local para ser interrogado e detido. Cristãos da igreja local da qual Wen participava não escaparam. Alguns deles foram presos por um dia e outros durante cinco dias. Entre eles havia um casal, Xiao Li* e Xiao Mei* que eram funcionários públicos (um trabalho nobre para os chineses). 


Os policiais perguntaram como era a igreja em que se reuniam, como funcionava e quantas pessoas participavam. Depois do interrogatório, as autoridades locais ameaçaram demitir o casal dos cargos públicos. Eles disseram: “Não estamos com medo. Como cristãos não cometemos nenhum crime. Mesmo que eles nos persigam e mesmo que nosso filho perca o emprego, não temeremos! Podemos trabalhar no campo, não importa o quão árduo seja”, disseram Li e Mei.
 


*Nomes alterados por segurança.
 


Pedidos de oração
 

  • Louve ao Senhor pela ousada fé de Wen, Li e Mei. Que muitas pessoas sejam alcançadas pelo testemunho deles. 
  • Peça a Deus que atenda todas as necessidades dos cristãos perseguidos na China. 
  • Rogue para que mais chineses ouçam o evangelho e que as autoridades respeitem a liberdade religiosa deles. 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2025 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco