Clame pela situação no Afeganistão

Tropas do Talibã estão tomando regiões do país

| 13/08/2021 - 16:50

Mais regiões do Afeganistão deverão ser tomadas pelo grupo nos próximos dias (foto: BBC)

Mais regiões do Afeganistão deverão ser tomadas pelo grupo nos próximos dias (foto: BBC)


Nos últimos dias, tropas do grupo islâmico Talibã estão tomando cidades do Afeganistão. Ontem, quinta-feira, os jihadistas tomaram Kandahar, a segunda maior cidade do país; Ghazni, cidade-chave no acesso rodoviário à cidade de Cabul; e Herat, a terceira maior cidade no país. Hoje, o grupo conquistou mais quatro cidades no Sul do país. A mais importante delas é Helmand, que há 20 anos foi o local de uma das batalhas mais sangrentas entre as forças que ocuparam o país e os talibãs. Agora, os insurgentes dominam 18 das 34 capitais provinciais do Afeganistão. 

Outras cidades devem ser dominadas pelo grupo. A capital de Helmand, Lashkar Gah, caiu depois de semanas de batalhas pesadas. Outra cidade que foi dominada foi Qalat. A cidade mais recente a ser dominada foi Pul-i-Alam, capital da província de Logar, localizada a apenas 50 quilômetros ao sul de Cabul.

Ainda há três bases militares nos arredores de Helmand que continua em poder do governo do Afeganistão. Os dirigentes de governo que foram derrotados estão em um acampamento perto de Qalat se preparando para ir embora. "O Talibã controla todas as instalações do governo em Pul-i-Alam. Não há mais combates no momento", disse Saeed Qaribullah Sadat, uma autoridade do governo local. 

Os membros do grupo têm capturado novos territórios em um ritmo que parece ser diário, à medida que as tropas internacionais praticamente se retiraram. No meio dos combates e tomadas de região, está uma população apavorada. Dezenas de milhares de cidadãos afegãos tiveram de fugir das casas e centenas foram mortos ou feridos nas últimas semanas. Ainda não se sabe o número de cristãos afetados pelos combates, mas eles precisam de nossas orações. 

Pedidos de oração 

  • Apresente em oração a situação no Afeganistão e peça para que Deus dê paz ao país e esteja à frente da tomada de decisão. 
  • Interceda para que a luz de Cristo brilhe nos membros do grupo extremista e eles mudem de vida.  
  • Ore pelos cristãos no país, para que o Senhor os mantenha firmes na fé mesmo diante de tanto medo e notícias ruins que o país enfrenta. 

Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE