Conversão entre indígenas é perigosa na Colômbia

A influência da igreja aumentou. Mas, o antagonismo étnico predomina nas regiões mais afastadas da capital colombiana

Portas Abertas • 9 ago 2019


Neste Dia Internacional dos Povos Indígenas, os cristãos colombianos precisam ser lembrados como alvo das nossas orações

Neste Dia Internacional dos Povos Indígenas, os cristãos colombianos precisam ser lembrados como alvo das nossas orações

Hoje é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas. E entre os principais objetivos da implantação desta data, destaca-se o foco na conscientização a respeito da inclusão dos povos indígenas na sociedade em todo o mundo, alertando sobre seus direitos, pois, muitas vezes, são marginalizados ou excluídos da cidadania. Nesse contexto, ao associarmos o tema à Igreja Perseguida, a Colômbia não pode ser esquecida. 

Segundo a Lista Mundial da Perseguição 2019, a Colômbia ocupa o 47º lugar no ranking entre os países mais hostis ao evangelho. Contudo, ainda que a nação colombiana seja marjoritariamente cristã, a presença de unidades de guerrilha, crime organizado, tráfico de drogas e gangues violentas continua sendo uma ameaça para a igreja. Na Colômbia, também são frequentes os relatos de sequestros, ameaças de morte, assassinatos e ataques contra igrejas em comunidades indígenas.

A conversão a Cristo dentro das comunidades indígenas ainda é considerada uma forte causa de perseguição na Colômbia. Entre 2016 e 2017, foram registrados quase 1.600 casos de indígenas violentados e importunados por causa da fé em Cristo. Em julho de 2018, as autoridades indígenas expulsaram os pastores da própria comunidade porque não queriam que o trabalho de evangelização continuasse. Neste ano, uma jovem cristã indígena foi forçada a se casar com um homem não cristão, além de ser mantida cativa na sua comunidade, isolada de qualquer comunicação.

A influência das igrejas protestantes na sociedade colombiana aumentou ao longo dos anos. Mas, o antagonismo étnico predomina nas regiões mais afastadas da capital. Parte da população se considera indígena, e onde os membros das comunidades indígenas se convertem ao cristianismo, abandonando os ritos indígenas sincretistas, os cristãos são violentamente perseguidos. Neste Dia Internacional dos Povos Indígenas, lembre-se dos cristãos indígenas da Colômbia.

Pedidos de oração

  • Peça por resiliência contra a discriminação severa dos cristãos vivendo entre comunidades indígenas.
  • Clame por paz e esperança para cristãos colombianos que são ameaçados por grupos criminosos. Ore para que eles permaneçam fortes frente à perseguição.
  • Interceda pelos cristãos indígenas em todo o mundo, especialmente, para os que enfrentam perseguição entre sua própria comunidade e família.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco