Criança cristã clama por proteção em ataque na Síria

Os traumas causados pelo atentado deixaram cristãos sírios em choque

Portas Abertas • 23 jun 2025


Líderes cristãos pedem oração pela igreja que ficou profundamente abalada pelo atentado no último domingo (foto representativa)

Líderes cristãos pedem oração pela igreja que ficou profundamente abalada pelo atentado no último domingo (foto representativa)

A comunidade cristã na Síria sofreu um duro golpe no domingo (22) quando um extremista atacou uma igreja ortodoxa grega em Dweilaa, Damasco. Segundo veículos da imprensa internacional, 25 vítimas morreram e 63 ficaram feridas. Os cristãos locais ainda estão em choque com o que aconteceu. 


Dweilaa é uma área modesta, situada a menos de um quilômetro de um dos portões históricos de entrada da antiga Damasco. Nela, há duas igrejas, lado a lado. Durante o ataque à igreja Mar Elias, a igreja Saint Joseph também estava reunida em culto. “
Eu estava pregando quando os tiros começaram. Depois vieram os gritos. Todos instintivamente se jogaram no chão. O medo era indescritível”, conta Baselios, sacerdote da igreja Saint Joseph. 


“Estávamos todos em choque, paralisados pelo horror. O momento que realmente me deixou impotente foi quando uma criança, que perdeu a família, correu até mim dizendo:
‘Me esconda, padre, eu não quero morrer’”, ele acrescenta.    


 
“Nada pode descrever o medo” 


Todas as pessoas da área estão exaustas, muitas crianças em choque, algumas sem conseguir falar depois do que aconteceu. Elas perderam a voz. Até Baselios tem esse sentimento. “Mesmo sendo um sacerdote cheio de esperança, estou extremamente cansado de continuar lutando”, ele conta. 
 


“Estou paralisado e sem palavras sobre o que aconteceu ontem em Damasco. Pessoas inocentes participando das orações de domingo, provavelmente orando pelo país e por suas situações pessoais, sendo confrontadas com a morte de seus entes queridos”, diz Mourad*, um cristão ligado a um parceiro local da
Portas Abertas na Síria.  


“O trauma do que aconteceu nos atinge profundamente. Temos sentimentos mistos de raiva e questionamento sobre por que isso teve que acontecer novamente. Os cristãos recebem ameaças diárias de fundamentalistas dizendo que serão os próximos.
Grupos armados espalhados pelo país estão sedentos por mais mortes. Oramos para que a comunidade internacional e o sangue desses mártires defendam os demais cristãos na Síria”, ele acrescenta. 

 

Foi o primeiro grande ataque terrorista contra cristãos desde a queda do regime de al-Assad em dezembro de 2024. Segundo as autoridades sírias, o atentado suicida foi cometido por uma pessoa afiliada ao Estado Islâmico. “Nada pode descrever o medo que sentimos ontem, a dor pelas pessoas que conhecíamos. Pessoas inocentes foram mortas apenas por serem diferentes em suas crenças, por amarem a Jesus”, diz uma jovem cristã.


Pedidos de oração
 

  • Clame a Deus por força e esperança para a igreja na Síria que ainda enfrenta os traumas de 14 anos de guerra. 
  • Ore por paz e para que atentados como esse não voltem a acontecer.  
  • Interceda por consolo para as famílias enlutadas, especialmente as crianças, e cura para os feridos.  


Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2025 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco