Cristã grávida de oito meses é expulsa de casa no Vietnã

Ha e o marido Long foram expulsos do vilarejo por seguirem a Jesus

Portas Abertas • 2 set 2024


Cristãos locais construíram um abrigo temporário para a família de Ha no Vietnã

Cristãos locais construíram um abrigo temporário para a família de Ha no Vietnã

Em uma província no Planalto Central do Vietnã, vive a comunidade indígena h’re. Recentemente, cristãos indígenas nessa região receberam duras punições da própria família e vizinhos por causa da conversão ao cristianismo. Hoje, no Dia da Independência do Vietnã, contamos com suas orações pelos cristãos perseguidos no Vietnã. 

 

 

Long e Ha têm aproximadamente 30 anos. Eles cresceram na comunidade indígena h’re, composta principalmente de agricultores, em áreas próximas a fontes de água, para a irrigação. Além do cultivo de arroz e vegetais por terraceamento, eles criam porcos e pequenas aves. Os recursos são usados tanto para a sobrevivência da comunidade como para rituais religiosos.  


O encontro com Jesus
 

 

Os h’re acreditam no animismo, ou seja, que tudo – plantas, rios e florestas – têm alma, como os humanos. Por isso, tratam a natureza com o mesmo respeito e consideração que têm com as pessoas. Nos vilarejos, os anciãos também são vistos com grande honra e cumprem um papel importante na manutenção da ordem na comunidade, especialmente no aspecto espiritual. 

 

Nesse contexto, servos de Deus obedientes e corajosos, como o pastor Tan (pseudônimo), anunciam o evangelho aos h’re. Foi no início de 2024 que o pastor evangelizou Long e Ha e outros que aceitaram a Jesus no vilarejo. Durante meses, o líder cristão viajou longas distâncias e enfrentou a oposição da comunidade com amor e paciência para discipular Long e Ha.  

 

Destroços da casa de Ha e Long 

 

Depois de algum tempo, o casal começou a congregar com cristãos de vilarejos próximos, parou de comer os alimentos oferecidos aos deuses e não participou mais dos rituais animistas. De acordo com a tradição local, se alguém da comunidade deixa de adorar os deuses, o ancião do vilarejo não consegue mais invocar o espírito que traz sorte, saúde e prosperidade 

 

Culpados pela “má sorte” 

 

Por isso, quando os animais de um dos membros da comunidade morreram, Long e Ha foram culpados pela “má sorte” e pressionados a deixarem a Jesus. Mas isso aproximou o casal ainda mais de Cristo, o que enfureceu seus familiares.  

 

Foi então que a situação chegou ao ápice e após o ancião exigir que eles saíssem imediatamente do vilarejo, viram a casa ser completamente destruída. Ha, que estava grávida de oito meses no dia do incidente, o marido e o filho pequeno foram obrigados a fugir no meio da noite pela floresta, deixando todos os pertences para trás.  

 

Casa temporária feita para abrigar Ha, Long e os filhos 

 

O pastor Tan e membros da igreja local se uniram para cuidar do casal e da família, especialmente após a chegada do bebê recém-nascido. Eles buscaram o que restou nos destroços da casa para construir um abrigo temporário, pois os cristãos locais não têm condições de comprar novos materiais de construção.   

 

Apesar de todos os esforços, a família enfrenta outro desafio: o processo de transferir seus dados para outro vilarejo. Eles têm sido impedidos pelas autoridades de obter o novo registro, o que torna ainda mais difícil para eles conseguirem trabalho, assistência social do governo e até mesmo matricular as crianças na escola em breve.  

 

Louvamos a Deus pelo cuidado constante e encorajamento que o pastor Tan tem oferecido à família, com a entrega de roupas e comida enviadas pela Portas Abertas. Long e Ha perseveram na fé em Jesus. Nossos parceiros locais disseram: “Por favor, ore para que a família de Long continue a manter os olhos em Jesus. Que eles tenham coragem e forças por meio dos cristãos locais que Deus tem colocado para ajudá-los em sua jornada”.  

 

 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco