Cristão é preso por vender Bíblias na China

Ruojie é um professor de Escola Bíblica Dominical que vendia literatura cristã

Portas Abertas • 1 out 2024


Apenas igrejas registradas pelo governo podem vender Bíblia na China (foto representativa)

Apenas igrejas registradas pelo governo podem vender Bíblia na China (foto representativa)

Ruojie* está perto de completar 30 anos e atua como professor de Escola Bíblica Dominical (EBD) na China há oito anos. Além de servir na igreja, ele vendia Bíblias e outras literaturas cristãs desde o início de 2023, mas foi preso por isso e acusado de “operações comerciais ilegais”.  

 

O cristão tem esperança de que será liberto até o fim deste ano. Recentemente, Li*, um parceiro local, visitou Chen*, a mãe de Ruojie e descobriu que ele havia sido preso. Ruojie nasceu em um lar cristão e é o mais velho de dois irmãos. O caçula da família ainda está no Ensino Médio.  

 

“Meu filho vende livros por todo o país de maneira discreta, em diversas províncias”, conta a mãe do professor de EBD. Mas ele foi descoberto pelas autoridades quando estava a caminho de uma das entregas. “Mais de dez mil livros foram encontrados na casa de Ruojie e outros dez mil exemplares em um depósito”, conta o parceiro Li.  

 

Na China, possuir uma Bíblia ou outras literaturas cristãs não é ilegal. Mas, comprar esse tipo de material se torna cada vez mais complicado e as regras estão ainda mais estritas que em anos anteriores. Em 2018, quando novas regulamentações religiosas foram implementadas, vender e comprar Bíblias online se tornou proibido.  

 

Apenas as igrejas com o registro do governo - Concílio Cristão da China (CCC, da sigla em inglês) e Igreja Movimento das Três Autonomias (TSPM, sigla em inglês)-  e livrarias afiliadas ao sistema de controle governo podem vender literatura cristã. As transações foram desse contexto é considerada ilegal. 

 

Casamento cancelado 

 

A aplicação da lei varia de província para província, mas ainda assim impacta e torna ainda mais difícil para os cristãos chineses adquirirem Bíblias e livros cristãos. Por isso, Roujie foi considerado um criminoso. “Durante algum tempo, as autoridades locais não nos deixaram visitá-lo na prisão. Eles também inspecionaram a casa do meu filho diversas vezes e entraram em contato com pessoas próximas a ele em busca de mais evidências”, conta Chen, a mãe do professor cristão.  

 

Mas há pouco tempo, Chen e um irmão de Ruojie conseguiram autorização para visitar o cristão. Chen pede orações pelo filho, não apenas para que saia da prisão, mas por outros desafios que ele tem enfrentado. “Ruojie estava noivo e planejava se casar este ano.  Mas, quando foi preso, a noiva decidiu romper o compromisso. Ela foi visitá-lo na prisão apenas para terminar com ele. O cristão ficou surpreso e não estava preparado para essa notícia, não sabia o que fazer”, conta Chen.  

 

A noiva de Chen servia com ele na EBD. “Chen está preocupada com filho porque é difícil para ele encontrar a esposa certa, especialmente por serem uma família de origem humilde”, acrescenta o parceiro Li. Na cultura chinesa, o casamento não é apenas a união de duas pessoas, mas das duas famílias. Como a família de Chen não tem carros nem casas, o que muitos consideram o básico para um casamento na região, ela sofre pelo filho.  

 

Apesar dos momentos difíceis, Li conta que quando conhece pessoas com desafios como os de Chen e Ruojie, ele se lembra que há cristão dos mundo todo orando por eles e isso o anima a prosseguir no trabalho. “Muitas vezes me sinto desamparado, sem saber o que fazer, como ajudar de maneira prática. Mas o que podemos fazer é levar conforto para eles, visitá-los e orar com eles no momento que outras pessoas viraram as costas para ele ao invés de ajudá-los”, conclui Li.  

 

*Nomes alterados por segurança  

 

Pedidos de oração 

  • Ore para que Ruojie saia em breve da prisão na China.  
  • Interceda para que o cristão perseguido possa encontrar uma esposa idônea apesar dos desafios da perseguição.   
  • Peça a Deus que sustente a mãe, Chen, e os irmãos de Ruojie.  

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco