Portas Abertas • 26 abr 2024
A pressão das autoridades não conseguiu desencorajar o cristão (foto representativa)
O cristão Tianlong* ficou preso por um ano e seis meses e foi obrigado a pagar uma multa de 20 mil yuans (aproximadamente 2.776 dólares) por causa da fé em Jesus. Ele foi detido e condenado sob acusação de “operações ilegais” por vender Bíblias e outros materiais cristãos em diversas plataformas online na China.
O cristão de 40 anos trabalha como professor particular e tem uma renda instável. Ele conheceu e aceitou Jesus como salvador na universidade e atuou como professor de Linguagem em uma escola de Ensino Médio no Centro da China. Tianlong foi o primeiro cristão da família.
O professor não imaginava que vender Bíblias e literatura cristã causaria sua prisão. Ele começou o pequeno negócio nos anos 2000, na esperança de conseguir uma renda extra nas plataformas online. Tudo correu bem até 2018, quando a polícia o obrigou a interromper as vendas e começou a investigá-lo.
A ação das autoridades fazia parte da legislação aprovada naquele período quanto a assuntos religiosos, o que causou o aumento do controle sobre os cristãos na China. A lei de 2018 restringiu o anúncio de venda de Bíblias. As buscas na internet daqueles que quisessem adquirir um exemplar das Escrituras levava para revendedoras chinesas específicas como Taobao e JD.com.
Depois que saiu da prisão, o parceiro local Li* passou a visitar Tianlong como parte do ministério de presença da Portas Abertas, ou seja, acompanhamento para encorajamento, oração e discipulado de cristãos perseguidos. “Certa vez, quando nos encontramos, fiquei surpreso com o que ele me disse: ‘Você não precisa me dar qualquer ajuda porque há pessoas que precisam muito mais do que eu’”, conta Li.
Li ficou comovido com a postura humilde, sem lamentação, de Tianlong mesmo em meio a tantas dificuldades. Ele conta que o cristão perseguido também não perdeu a coragem. “Experimentei o poder de Deus em minha fraqueza. Foi assim que eu consegui suportar a tribulação. Creio que Deus tem um lindo propósito para minha vida. No período em que estive preso, pude finalmente me acalmar e descansar nele”, disse Tianlong em uma das visitas.
O cristão ainda lembra como se sentiu quando descobriu que seria preso. “Estava com um pouco de medo e apreensivo, mas, olhando para trás, sou grato.” Atualmente, Tianlong está participando de diversos estudos bíblicos online. Ele quer aprofundar o relacionamento com Deus e não perde oportunidade alguma para atingir esse objetivo.
Ele até mesmo se dispôs a servir como voluntário da Portas Abertas no próximo acampamento de jovens na China. Yingfei, outra parceira local, relatou que se “não fosse o agir de Deus, acho que seria impossível alguém ser grato nessas circunstâncias. Em Romanos 8.28, Deus promete que aqueles que amam a Deus e dão o seu melhor para obedecer sua palavra serão usados para alcançar vidas perdidas e, no fim, tudo cooperará para o bem deles. Que a vontade de Deus seja feita”.
*Nomes alterados por segurança.
Pedidos de oração
© 2025 Todos os direitos reservados