Cristãos estão em meio a fogo cruzado no Mali

Vilarejos de maioria cristã são constantemente atacados por jihadistas

Portas Abertas • 30 ago 2023


Radicais islâmicos matam e roubam vilarejos cristãos no Mali (foto representativa)

Radicais islâmicos matam e roubam vilarejos cristãos no Mali (foto representativa)

Diversas comunidades de maioria cristã foram atacadas por homens armados no centro do Mali. Nas vilas de Yarou e Idjely, 21 pessoas e cinco cristãos foram mortos, respectivamente. Além disso, nove motocicletas de seguidores de Jesus foram roubadas.

Na semana anterior, um grupo de homens armados roubou as motos na aldeia Segana e saqueou o gado em Ourou. De acordo com uma testemunha local, a aldeia de Idjely tinha um acordo informal de paz com o grupo extremista da região. Os vigilantes dogon mediaram o acordo e vigiavam o vilarejo.

Recentemente, esse acordo de proteção dos vigilantes dogon foi suspenso e agora os moradores de Idjely são constantemente atacados por radicais islâmicos. “Os vigilantes dogon já não vinham para proteger a área, por isso os jihadistas chegaram no dia 19 de agosto de 2023, por volta das 17h, e abriram fogo contra a aldeia”, testemunha a fonte.

As forças de defesa do Mali têm dificuldade em combater a violência de extremistas islâmicos atuantes no país. Em 2018, o governo prometeu investigar, proteger as comunidades vulneráveis e desarmar os grupos armados. Mas as promessas não foram cumpridas, um dos pontos que resultou nos golpes de Estado em 2020 e 2021.

Pedidos de oração

  • Ore para que a paz de Jesus seja derramada por todo o Mali. Peça sabedoria aos governantes do país.
  • Interceda por proteção, encorajamento e provisão aos cristãos que vivem em áreas atacadas por extremistas.
  • Clame para que os integrantes de grupos radicais sejam impactados pelo amor de Cristo, se arrependam e tornem-se seguidores de Jesus.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco