Portas Abertas • 30 ago 2023
Radicais islâmicos matam e roubam vilarejos cristãos no Mali (foto representativa)
Diversas comunidades de maioria cristã foram atacadas por homens armados no centro do Mali. Nas vilas de Yarou e Idjely, 21 pessoas e cinco cristãos foram mortos, respectivamente. Além disso, nove motocicletas de seguidores de Jesus foram roubadas.
Na semana anterior, um grupo de homens armados roubou as motos na aldeia Segana e saqueou o gado em Ourou. De acordo com uma testemunha local, a aldeia de Idjely tinha um acordo informal de paz com o grupo extremista da região. Os vigilantes dogon mediaram o acordo e vigiavam o vilarejo.
Recentemente, esse acordo de proteção dos vigilantes dogon foi suspenso e agora os moradores de Idjely são constantemente atacados por radicais islâmicos. “Os vigilantes dogon já não vinham para proteger a área, por isso os jihadistas chegaram no dia 19 de agosto de 2023, por volta das 17h, e abriram fogo contra a aldeia”, testemunha a fonte.
As forças de defesa do Mali têm dificuldade em combater a violência de extremistas islâmicos atuantes no país. Em 2018, o governo prometeu investigar, proteger as comunidades vulneráveis e desarmar os grupos armados. Mas as promessas não foram cumpridas, um dos pontos que resultou nos golpes de Estado em 2020 e 2021.
© 2025 Todos os direitos reservados