Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.
Mali
Posição no ranking:15
ML
Tipo de perseguição
Opressão islâmica, Paranoia ditatorial, Corrupção e crime organizado, Opressão do clã
Pontuação na pesquisa
81
Religião
Islamismo
Capital
Bamako
População
24,8 MILHÕES
População cristã
867 MIL

Como é a perseguição aos cristãos no Mali? 

Alguns seguidores de Jesus no Mali enfrentam uma perseguição tão severa que não conseguem viver em grandes regiões do país. Nessas áreas, extremistas islâmicos atacam cristãos com violência, sequestros e incêndios de igrejas. Pastores evangélicos e adoradores são especialmente vulneráveis, frequentemente acusados de serem agentes do Ocidente. 

O crime organizado e a corrupção sistêmica tornam a ameaça ainda pior. Extremistas islâmicos exploram rotas de contrabando, mineração ilegal e redes de clientelismo (troca de favores por apoio político), criando zonas sem lei onde cristãos – especialmente em áreas rurais – ficam expostos e indefesos. 

Sob​ regime militar, a repressão estatal piorou. Líderes cristãos e ativistas que ousam se manifestar enfrentam vigilância, intimidação e detenção arbitrária. Cristãos de origem muçulmana são especialmente vulneráveis; muitas vezes são alvo de extremistas e sofrem pressão da família e da comunidade. 

Como as mulheres são perseguidas no Mali? 

Cristãs enfrentam sequestro e casamento forçado por militantes islâmicos. As que deixam o islã para seguir a Jesus são ainda mais vulneráveis: podem sofrer assédio, ameaças, abuso sexual, violência física e até assassinato. As solteiras podem ser forçadas a se casar, e as casadas​,​ ​a se divorciar​, às vezes perdendo a guarda de seus filhos. Se forem expulsas da casa da família por seguirem a Jesus, sua vulnerabilidade aumenta devido à falta de apoio. 

Como os homens são perseguidos no Mali? 

Homens cristãos são alvo de ameaças de morte e ataques físicos violentos por extremistas. Os que vivem em áreas remotas correm risco de sequestro, morte e recrutamento forçado por grupos violentos. Meninos cristãos podem ser separados dos pais e levados para áreas mais seguras​​ para proteção​​.  

Ataques direcionados a casas e negócios cristãos são usados para empobrecer famílias e enfraquecer comunidades. Os cristãos de origem muçulmana sofrem pressão por meio de rejeição social ou acesso reduzido a empregos ou educação. Os casados também podem ser forçados a se divorciar. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos no Mali? 

Por meio de parceiros locais, a Portas Abertas apoia cristãos malineses com treinamento para responder ​​biblicamente ​​à perseguição ​e projetos de fortalecimento econômico. 

Como posso ajudar os cristãos perseguidos no Mali?  

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades. 

QUERO AJUDAR 

Quem persegue os cristãos no Mali? 

O termo  “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra os cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos no Mali são: opressão islâmica, corrupção e crime organizado, opressão do clã e paranoia ditatorial.   

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores de hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo.  

Pessoas caminhando em rua de terra no Mali

Pedidos de oração do Mali 

  • Clame por paz e segurança à população do Mali, que enfrenta uma instabilidade política.   
  • Ore por proteção aos cristãos que enfrentam violência e deslocamento por grupos associados ao Estado Islâmico e à Al-Qaeda.  
  • Interceda por fortalecimento e provisão aos parceiros locais da Portas Abertas no Mali que ajudam cristãos deslocados.  
  • Peça pelo fim de grupos extremistas e que os militantes tenham um encontro real com Jesus. 

Mais informações sobre o país