Portas Abertas • 23 jul 2015
O jornal indiano The Hindu, publicou um artigo sobre o protesto dos Dalits cristãos contra o tratamento ofensivo que recebem de outros cristãos, no estado de Tamil Nadu. Eles alegam que 70% dos cristãos daquela região são Dalits, mas que eles estão sendo discriminados nas igrejas, por uma minoria cristã dominante.
Os dalits fazem parte de um grupo que violou o “Sistema de Castas”, responsável por determinar a função de cada pessoa dentro da sociedade indiana. Embora o sistema tenha sido abolido em 1950, ele ainda interfere na qualidade de vida da população. Os dalits são os “excluídos” e são conhecidos como “intocáveis”, condenados a fazer o “trabalho sujo” dentro da sociedade, como limpar esgoto, recolher o lixo ou enterrar os mortos. Os “Dalits cristãos” são duplamente rejeitados na Índia.
Com o protesto, eles exigem que o governo faça uma intervenção e que proteja seus direitos fundamentais. Eles também prestaram queixa, junto à Organização das Nações Unidas (ONU), acusando os líderes cristãos mundiais de não intervir contra essa discriminação.
Rolf, analista da Portas Abertas, comenta: “É triste que a maldição do Sistema de Castas seja ainda tão poderosa e que esteja atingindo praticamente todas as denominações. Se a igreja não se purificar dessa discriminação sistemática, muitos dalits poderão abandonar o cristianismo e juntarem-se ao fluxo de pessoas que estão migrando para o hinduísmo, promovido pelos radicais hindus. Parece que a igreja cristã está perseguindo a si mesma”, finaliza.
Junte-se a nós em oração para os cristãos na Índia se entendam e cheguem a acordos. Que o amor de Deus esteja acima de tudo.
© 2024 Todos os direitos reservados