Portas Abertas • 15 jun 2025
Igrejas brasileiras se unem em oração durante o Domingo da Igreja Perseguida 2025
Hoje, mais de 17 mil igrejas, dos 27 estados do Brasil, estão unidas no Domingo da Igreja Perseguida 2025. Cerca de 1,7 milhão de brasileiros oram sob o tema Forçados a Fugir: cristãos deslocados por causa da violência pedem socorro. De acordo com a Lista Mundial da Perseguição 2025, 183.709 seguidores de Jesus foram forçados a deixar suas casas e comunidades durante o último ano. Eles vivem sem comida, água e moradia e clamam a Deus e à igreja global por uma intervenção.
Há três anos, Marcela de Oliveira organiza o DIP na Igreja Unida Parque Vila Santa Madalena em São Paulo/SP. Nessa edição, os participantes do culto precisaram deixar suas Bíblias na entrada da igreja, as portas estavam fechadas e os microfones desligados. Tudo para que entendessem a realidade da perseguição. “Realizar o DIP é servir a Igreja Perseguida com nossos recursos, conscientizar e mover outros cristãos a interceder por nossos irmãos perseguidos”, testemunha Marcela.
Os participantes do DIP 2025 precisaram deixar suas Bíblias do lado de fora da Igreja Unida Parque Vila Santa Madalena em São Paulo/SP
O pastor José Carlos de Araújo participou pela primeira vez do DIP e conclui: “Foi muito interessante participar do DIP e conhecer a Portas Abertas. Hoje percebi que preciso aprender muito mais sobre missões e a Igreja Perseguida”.
No Rio de Janeiro/RJ, a Igreja Assembleia de Deus Cordeiro promoveu a semana da Igreja Perseguida. Durante os cultos, os participantes foram conscientizados sobre a realidade dos cristãos perseguidos e puderam clamar por eles. Além disso, houve um momento em que os membros assistiram a um filme que retrata a perseguição e o círculo de oração se reuniu para interceder pelos irmãos na fé.
O encerramento da semana aconteceu hoje com a realização do DIP. Toda a igreja esteve envolvida no evento e foi impactada por um teatro, além da palavra e do momento de intercessão. “Cremos que o Senhor ouvirá e responderá cada oração. Seguimos firmes, conscientes de que orar, mobilizar e lembrar dos nossos irmãos perseguidos sempre valerá a pena”, testemunha o pastor Quemuel Lima.
A Igreja Evangélica Sem Fronteiras em Pacatuba/CE em oração pelos cristãos deslocados no mundo
Desde 2009, Ester Paixão organiza o DIP na Igreja Evangélica Sem Fronteiras em Pacatuba/CE. “Estamos há muito tempo fazendo o DIP e mais irmãos participam e colaboram. Tem sido uma bênção em nossa igreja”, revela a cristã. Alef Marreiro participou do DIP no Ceará e conta como foi impactado: “O DIP foi um momento incrível em que a gente teve uma conexão com os problemas de outros cristãos, que também são o corpo de Cristo. O momento que mais me senti tocado foi quando um pai disse que seus filhos estavam com fome e ele não tinha o que fazer. Eu me comovi com a dor que ele sentiu e orei por ele, para que Deus o ajudasse”.
Em Patrocínio/MG, é o quarto ano que Edilene Araújo organiza o DIP. As sociedades internas da Igreja Presbiteriana do Bairro Constantino foram mobilizadas a se envolver mais com a Igreja Perseguida. “A liderança do ministério infantil, crianças e juniores [pré-adolescentes] trabalharam com os cartões de oração e produziram um vídeo orando pelos irmãos deslocados. A SAF (Sociedade Auxiliadora Feminina) também está participando do relógio de oração. Elas dividiram os cartões e, hoje, teremos alguma irmã orando o dia todo. Nossos pastores direcionam as mensagens e todo o culto em favor do DIP. Louvamos a Deus pelo apoio da nossa igreja com a Igreja Perseguida”, finaliza a organizadora.
Além de orar, você pode contribuir para que cristãos deslocados tenham suas necessidades supridas. Com uma doação, você garante que nossos irmãos na fé recebam socorro emergencial, cuidados pós-trauma e apoio espiritual.