Portas Abertas • 17 jul 2023
As competições bíblicas servem como estímulo para aproximar jovens da palavra de Deus
O trabalho dos líderes cristãos com jovens no Oriente Médio é árduo. Hoje, quando o Iraque completa 91 anos de independência, conheça o projeto que além de capacitá-los profissionalmente e discípulá-los para ficarem na região, prepara a juventude cristã iraquiana para agir conforme discípulos de Jesus por meio de gincanas bíblicas.
Zakay é um líder de jovens no Iraque e faz as perguntas sobre o trecho da Bíblia que estudaram em casa. “Eles lerão a Bíblia mais amplamente, a conhecerão melhor e se beneficiarão das experiências de homens e mulheres da Bíblia, [lendo sobre] como viveram e como resolveram seus problemas”, revela o seguidor de Jesus.
O líder da igreja continua: “É uma forma de motivar os jovens a ler a Bíblia, por meio de um método estimulante. Em vez de gastar tempo com coisas inúteis, ao lerem a Bíblia, eles obterão um bom conhecimento espiritual. A salvação das pessoas é a coisa mais importante para nós”.
Os participantes são competitivos e animados. O objetivo desse trabalho está muito claro para cristãos como Saher (pseudônimo): “Primeiro, queremos estimular os jovens a ler a Bíblia. Depois, queremos que eles entendam mais sobre ela e, por fim, esperamos que, ao estudar a palavra mais profundamente, eles comecem a aplicá-la em suas vidas”.
O treinamento começa em casa e Wiam explica sua tática: “Li os capítulos e me preparei para as perguntas. Conheci melhor os personagens da Bíblia. Posso aplicar as lições na vida real. Aprendi muito que posso ensinar aos outros e dar-lhes esperança. A Escritura é o fundamento de nossas vidas”.
O resultado desse trabalho pode ser visto na vida de jovens como Fahad, de 23 anos. “Eu adquiri uma quantidade enorme de informações da Bíblia que me ajudarão a enfrentar o mundo. A participação nas gincanas me fortaleceu.”
John, de 22 anos, também participou da gincana e aprendeu muito sobre as Escrituras Sagradas: “Vejo jovens que não frequentam a igreja e gostaria de esclarecê-los por meio da Bíblia. Aprendi muito, principalmente como pregar e ler a Bíblia”.
Quando a gincana acaba, os vencedores ganham um prêmio e todos os jovens saem felizes da igreja, sabendo que a missão de praticar tudo o que aprenderam está começando.
Os jovens cristãos são o presente e o futuro das igrejas sírias. Eles precisam descobrir seus dons e como ser atuantes em suas comunidades. Doe um curso profissionalizante a um rapaz ou moça e capacite-os a responder às necessidades de seu povo.
© 2024 Todos os direitos reservados