Portas Abertas • 13 jan 2025
Ghazal Marzban, de 41 anos, foi presa por praticar a fé cristã no Irã (foto: Article 18)
A cristã Ghazal Marzban, de 41 anos, foi liberta após dois meses na prisão de Evin, no Irã. Apesar de sair da prisão, Ghazal foi ameaçada de ter de cumprir mais quatro meses atrás das grades e receber 74 chicotadas se cometer qualquer “ofensa” adicional, ou seja, manifestar publicamente a fé cristã, nos próximos cinco anos.
Segundo a organização Article 18, a mulher iraniana foi presa em 5 de novembro após protestar contra o mau tratamento pelas autoridades iranianas. O protesto da cristã ocorreu após o assédio que ela tem sofrido desde que se converteu ao cristianismo há sete anos.
Enquanto esteve na prisão de Evin, Ghazal fez uma greve de fome de cinco dias em protesto adicional contra sua prisão e a falta de progresso em seu caso. Em 10 de dezembro, ela foi acusada de “estar em locais públicos e à vista do público sem um hijab, o véu muçulmano” e por “propaganda contra o regime iraniano ao entoar slogans”.
No sábado, 4 de janeiro, Ghazal foi liberta após cumprir um terço de sua sentença. O restante de sua sentença de prisão e as chicotadas serão aplicados se ela “reincidir”, por isso, a cristã está sob grande observação e sem liberdade para expressar a fé cristã.
Faltam dois dias para o lançamento do raking com os 50 países onde os cristãos são mais perseguidos. Cadastre seu e-mail na página para receber o mapa e o e-book da Lista Mundial da Perseguição 2025 com antecedência. Cadastre-se agora!
Pedidos de oração
© 2025 Todos os direitos reservados