Governo de Mianmar não consegue dar continuidade a processo de paz

Minorias étnicas seriam as maiores beneficiadas, porém diante de tantos desafios, isso parece não ter mais prioridade

| 10/04/2019 - 06:00

Os cristãos de Mianmar não têm muita expectativa quanto a processo de paz no país (foto representativa)

Os cristãos de Mianmar não têm muita expectativa quanto a processo de paz no país (foto representativa)


Devagar e constante, o governo de Mianmar tem perdido o seu caminho. A paz e reconciliação com as minorias étnicas e insurgências parecem mais distantes do que nunca, como comentado no site The Irrawaddy. A afirmação foi feita porque, quando a Liga Nacional pela Democracia, sob o comando de Aung San Suu Kyi, foi eleita ao governo em 2015, havia muita esperança no país de que um verdadeiro processo de reconciliação pudesse ter início.

A comunidade internacional compartilhou de altas esperanças também. Hoje, entretanto, não apenas o processo de paz política (chamada Panglong) é um impasse, mas o governo enfretna uma série de outros desafios ao mesmo tempo.

Entre eles, a minoria muçulmana Rohingya está desabrigada; um novo grupo insurgente budista, chamado Arakam Army, apareceu no estado de Arracão; manifestações despontaram quanto a construção de estátuas representando o general Aung San nos estados de Mon, Kachin, Chin e Kayah. Esse último se tornou ainda pior já que as forças de segurança do governo reagiram com mão pesada, mostrando às minorias étnicas que todo o processo de paz pode muito bem acabar sendo sufocado pelo nacionalismo birmanês.

A paz, sem falar no federalismo, pode ter sido apenas uma ilusão no final de tudo. As minorias étnicas cristãs também são afetadas por tudo isso. Um exemplo disso é que radicais budistas alegam que ONGs perturbam a paz e arriscam inflamar tensões políticas quando provêm comida e alívio para minorias étnicas.

Pedidos de oração

  • Ore em favor de Mianmar, para que o processo de paz entre as minorias possa ter continuidade.
  • Interceda pelos cristãos no país, para que o Senhor providencie todo o recurso necessário.
  • Peça ainda por sua segurança e que possam se manter firmados em Cristo.

Leia também
Pastor é sequestrado e morto em Mianmar
Mais estudantes conseguem escapar, mas 20 mulheres ainda estão detidas
92 pastores são presos por grupo armado em Mianmar


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE