Governo persegue cristãos na Argélia

Coalizão de cristãos denunciou violações da liberdade religiosa

Portas Abertas • 28 dez 2022


Nos últimos quatro anos, 26 igrejas foram fechadas arbitrariamente na Argélia

Nos últimos quatro anos, 26 igrejas foram fechadas arbitrariamente na Argélia

O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas sediou uma audiência no dia 11 de novembro para avaliar denúncias sobre a Argélia. Diversos alertas foram enviados sobre as violações que o país tem praticado. Uma coalizão formada pelas organizações Aliança Evangélica Mundial, The World Council of Churchs, Middle East Concern e igrejas locais na Argélia organizou a pesquisa e o relatório enviados.


No documento, a coalizão demonstrou como a liberdade religiosa está se deteriorando no país: “As autoridades fazem propaganda sistemática contra os cristãos e as igrejas locais”. A Argélia subiu duas posições na Lista Mundial da Perseguição 2022 por causa da crescente pressão à igreja, segundo pesquisadores da Portas Abertas.


Desde janeiro de 2018, ao menos 26 igrejas foram fechadas. Outras 16 estão na fila de espera para serem registradas oficialmente desde que a lei em 2006 passou a obrigar igrejas não muçulmanas a terem um registro oficial. Uma comissão nacional foi organizada para fazer os registros das igrejas, mas nunca funcionou de fato e até agora não emitiu a licença de igreja alguma.


No começo deste ano, o governo também processou um pastor e o pai dele e interditou uma igreja de 90 membros na vila de Ait Atteli. Em abril, a Igreja de Aouchiche, na cidade de Bejaia recebeu a ordem do governador para interromper as atividades eclesiásticas.


Pouco depois, 11 cristãos argelinos receberam a sentença de prisão de seis meses ou pagamento de uma multa de aproximadamente 690 dólares por “adoração não muçulmana proibida” no Centro-Norte do país.

Pedidos de oração

  • Interceda pelas autoridades argelinas e internacionais para que intervenham nas violações contra os cristãos.
  • Peça ao Senhor sabedoria divina para os líderes cristãos quando forem ameaçados ou pressionados.
  • Ore para que cristãos perseguidos no país permaneçam firmes em Cristo e adorem com liberdade em breve.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco