Portas Abertas • 25 jul 2024
Pastor Yoab luta legalmente para manter a igreja aberta na Indonésia
[Atualizado em 16/12/2024 às 14h]
Desde o fim de junho, a igreja Casa de Oração em Sidoarjo, Indonésia, está proibida de fazer cultos. A comunidade de seguidores de Jesus funcionava há dois anos e tinha um certificado do Ministério de Assuntos Religiosos de Java Oriental permitindo suas atividades.
O chefe da aldeia proibiu o funcionamento da congregação a partir da denúncia de um vizinho a respeito da frequência de reuniões. De acordo com o líder local, a igreja deveria obter uma licença de construção formal. Além da perseguição legal, o casal de pastores, Yoab Setiawan e Lidia, também foram ameaçados de um ataque violento.
O pastor Yoab estava coletando assinaturas de vários residentes do vilarejo em apoio ao funcionamento da igreja, porém foi interrompido nessa tarefa. “Quando recebemos 15 assinaturas de moradores, fomos parados. Ouvimos dizer que várias pessoas visitaram os moradores. Esses visitantes ameaçaram que, se os moradores assinassem, perderiam a ajuda governamental e outros serviços essenciais”, explica o líder cristão.
Até o momento, o líder da comunidade não autorizou o pastor Yoab e outros membros da igreja a coletar as assinaturas de outras pessoas favoráveis a presença da igreja no vilarejo. Por isso, a igreja tem se encontrado nas casas uns dos outros para os cultos, enquanto o processo não é concluido. A última interação com as autoridades foi no início de julho, com a promessa de que em uma semana sairia o veredito, no entanto, até agora a igreja está sem resposta.
A perseguição no âmbito legal é um fator que dificulta e desencoraja os cristãos na Indonésia. Muitos de nossos irmãos também enfrentam hostilidade no trabalho e precisam aprender a responder biblicamente aos ataques. Doe e permita que um cristão receba treinamento para resistir à perseguição.
Pedidos de oração
© 2024 Todos os direitos reservados