Indonésia

Posição no ranking:

42

Indonésia
  • Tipo de Perseguição Opressão islâmica
  • Pontuação na pesquisa
    66
  • ReligiãoIslamismo
  • CapitalJacarta
  • População281,8 MILHÕES
  • População cristã34,5 MILHÕES

Doe agora!

R$

Como é a perseguição aos cristãos na Indonésia? 

A situação dos cristãos está se deteriorando ao longo dos últimos anos influenciada por interpretações conservadoras do islã. As pesquisas mostram que os jovens têm opiniões conservadoras e os estatutos sobre o código de vestimenta islâmica estão se tornando mais comuns. 

Muitos cristãos de origem muçulmana sofrem pressão da família, como isolamento, abuso verbal e exclusão. Apenas uma pequena porcentagem de convertidos enfrenta violência física e pode ser forçada a mudar-se para outra parte do país. A pressão também é maior em locais como Java Ocidental ou Aceh, onde grupos radicais exercem uma forte influência na sociedade e na política. 

Uma igreja que evangeliza pode ser alvo de grupos extremistas. Dependendo da região, os grupos cristãos dificilmente recebem permissão para construir igrejas. Mesmo que consigam cumprir todos os requisitos legais e ganhar processos judiciais, as autoridades locais ainda podem ignorar os pedidos.   

Às vezes, ouço meus colegas de escola dizer coisas como: Se você permanecer cristão, também será crucificado, assim como seu Jesus foi. Eles zombam de nós, cristãos, dessa maneira. Mas não me ofendo, estou acostumado a ouvir isso.” 

Raymond (pseudônimo), jovem cristão na Indonésia   

Como as mulheres são perseguidas na Indonésia? 

As cristãs de origem muçulmana podem enfrentar violência, abuso psicológico e ameaças de morte se a nova fé for descoberta pela família. Se ela for casada, pode ser forçada ao divórcio e perder a guarda dos filhos, perdendo segurança física e econômica. 

As cristãs também são marginalizadas por não seguirem os códigos de vestimenta islâmicos. Em províncias como Aceh, as mulheres são obrigadas a cobrir a cabeça com o hijab (véu islâmico), especialmente em escritórios governamentais. As que não usam o véu podem enfrentar intimidação, interrogatório e serem rotuladas como mulheres imorais. 

Como os homens são perseguidos na Indonésia? 

Pastores e ativistas cristãos são os principais alvos da discriminação religiosa pública. Podem enfrentar acusações, interrogatórios e responder judicialmente por “incitação ao ódio religioso”. As leis sobre blasfêmia no país são usadas para criar um ambiente de intolerância religiosa e reprimir a discordância, embora os líderes cristãos raramente sejam julgados. 

A presença de grupos islâmicos radicais ligados ao Estado Islâmico também é uma ameaça à segurança física dos homens cristãos. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos na Indonésia? 

Parceiros locais da Portas Abertas fortalecem os cristãos perseguidos na Indonésia com distribuição de Bíblias e literatura cristã, projetos de desenvolvimento socioeconômico, discipulado, treinamento de preparação para a perseguição e ajuda humanitária. 

Como posso ajudar os cristãos perseguidos na Indonésia?  

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.

QUERO AJUDAR

Quem persegue os cristãos na Indonésia? 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra os cristãos. O tipo de perseguição aos cristãos na Indonésia é: opressão islâmica. 

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores de hostilidades, violentos ou não violentos, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de fãs de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos na Indonésia são: cidadãos e quadrilhas, oficiais do governo, líderes religiosos não cristãos, grupos religiosos violentos, grupos de pressão ideológica, parentes, partidos políticos.   

 

Pedidos de oração da Indonésia 

  • Ore pela proteção de Deus aos cristãos que precisam viver a fé secretamente em algumas regiões do país.
  • Clame por provisão e consolo a todos os cristãos de origem muçulmana rejeitados pela família e pela comunidade.
  • Peça ao Senhor que conceda uma tolerância mais ampla dos líderes e cidadãos para que os cristãos tenham liberdade de culto.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco