Líderes cristãos são presos na Eritreia

O governo quer silenciar as denúncias de violações dos direitos humanos

Portas Abertas • 20 dez 2022


Há 20 anos, os cristãos e as igrejas estão sob grande pressão na Eritreia (foto representativa)

Há 20 anos, os cristãos e as igrejas estão sob grande pressão na Eritreia (foto representativa)

O líder cristão Fikremariam Hagos Tsalim foi preso no aeroporto internacional de Asmara, capital da Eritreia, no dia 15 de outubro deste ano. Ele estava retornando de uma viagem à Europa quando foi detido. Segundo a organização norte-americana USCIRF, o cristão Fikeremariam era um alvo do governo, pois denunciou as violações de direitos humanos na Eritreia. 


Acredita-se que ele está detido na conhecida prisão Adi Abeto, nos arredores da capital. Outros portais de notícias confirmaram que outros dois líderes cristãos, cujos nomes não foram revelados, foram presos no mesmo dia e também estão detidos no presídio.
 


Prisão e restrições
 


A prisão de Fikremariam demonstra que nem os membros das
igrejas registradas na Eritreia estão protegidos da pressão e interferência do governo. As autoridades rapidamente silenciam qualquer crítica feita pelos líderes cristãos, tanto das igrejas católicas, como as ortodoxas e evangélicas, que são autorizadas pelo governo. As medidas vão desde o fechamento das igrejas até prisões arbitrárias.  


Em 2019, o governo fechou hospitais administrados por igrejas cristãs na Eritreia e depois transferiu a posse e administração deles para o Estado. O mesmo aconteceu com escolas cristãs depois que diversos líderes cristãos, incluindo o próprio Fikremariam, escreveram uma carta pastoral pedindo a garantia dos direitos humanos e a liberdade de religião.
 


A igreja permanece servindo
 


O líder cristão Mussie Zerai, que nasceu na Eritreia, mas está vivendo em exílio na Suíça, disse em uma entrevista: “O regime oprime as igrejas cristãs constantemente na Eritreia para atender sua agenda política e ideológica; além disso, o governo difama a comunidade cristã para enfraquecer o nosso papel na sociedade. Líderes cristãos em todo a Eritreia estão levantando a voz contra o confisco ilegal da propriedade da igreja e têm se esforçado para manter a missão da igreja, que é servir as pessoas”.
 


Ele acrescentou: “Fikremariam é uma das poucas pessoas no país que defendem a verdade. Ele vive a vocação de fé para a qual foi chamado”. Além de manter proeminentes líderes cristãos presos durante quase duas décadas, o governo da Eritreia continua perseguindo todos os que participam dos cultos organizados fora das quatro denominações religiosas autorizadas no país.
 


Pedidos de oração
 

  • Peça ao Senhor que derrame sua graça e provisão sobre Fikremariam e os outros cristãos presos enquanto eles aguardam pela liberdade.  
  • Ore para que na prisão os cristãos continuem praticando a fé cristã e assim sejam testemunhas de Jesus na vida de muitas pessoas.  
  • Interceda pela igreja na Eritreia para que permaneça firme, apesar da perseguição, e continue crescendo.  

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco