Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.
Eritreia
Posição no ranking:5
Tipo de perseguição
Opressão islâmica, Paranoia ditatorial, Corrupção e crime organizado, Protecionismo denominacional
Pontuação na pesquisa
90
Religião
Islamismo
Capital
Asmara
População
3,8 MILHÕES
População cristã
1,7 MILHÃO

Como é a perseguição aos cristãos na Eritreia?

A Eritreia é um dos lugares mais difíceis do mundo para seguir a Jesus. O governo reconhece apenas quatro grupos religiosos, excluindo a maioria das igrejas evangélicas e pentecostais, que são tratadas como ilegais. Cristãos que expressam sua fé e adoração fora das igrejas autorizadas enfrentam vigilância, batidas policiais violentas e são presos por tempo indeterminado, muitas vezes em condições desumanas. Cristãos de origem muçulmana ou da Igreja Ortodoxa Eritreia também correm o risco de rejeição familiar e exclusão social, além da perseguição estatal. 

A natureza militarizada da sociedade agrava a repressão. Pessoas recrutadas à força para o serviço militar enfrentam períodos indefinidos de serviço. Não há tolerância para quem se recusa a servir, e militares cristãos flagrados em adoração a Deus são severamente punidos. Eles enfrentam um dilema devastador: suportar a perseguição e o serviço militar forçado ou fugir do país por rotas perigosas, com risco de tráfico humano, tortura e morte. 

Como as mulheres são perseguidas na Eritreia? 

Mulheres cristãs na Eritreia estão em risco de perseguição tanto por parte do governo quanto da sociedade. Cristãs de origem muçulmana enfrentam risco de sequestro, casamento forçado, isolamento ou expulsão da família. Centenas de mulheres cristãs estão detidas na Eritreia, onde abuso e violência sexual são usados como estratégias de perseguição. O serviço militar obrigatório e sem prazo definido na Eritreia força mulheres a irem para campos militares como Sawa, onde enfrentam abuso sexual e condições extremamente difíceis. Restrições de deslocamento prejudicam ainda mais as cristãs, especialmente as pentecostais, que não conseguem atender às exigências de documentação. As famílias de mulheres cristãs presas são frequentemente alvo de exclusão e adversidades, e outras famílias fogem do país para escapar da opressão sistêmica. 

Como os homens são perseguidos na Eritreia?

Homens cristãos enfrentam serviço militar forçado e indefinido, marcado por duras condições, trabalho forçado e tortura, levando muitos deles a fugir da Eritreia. A vida diária é fortemente vigiada, chamadas telefônicas são monitoradas e vizinhos atuam como informantes. Cristãos que participam de igrejas não reconhecidas pelo Estado correm risco de prisão e detenção por tempo indefinido, especialmente se forem pastores e líderes. Muitos líderes são presos por décadas sem julgamento, deixando igrejas sem liderança, bem como suas famílias empobrecidas e estigmatizadas. A Eritreia permanece como um dos ambientes mais repressivos para homens cristãos. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos na Eritreia? 

A Portas Abertas trabalha por meio de igrejas e parceiros locais na Eritreia oferecendo discipulado e treinamento para enfrentar a perseguição. 

Como posso ajudar os cristãos perseguidos na Eritreia? 

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades. 

QUERO AJUDAR 

Quem persegue os cristãos na Eritreia? 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra os cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos na Eritreia são: paranoia ditatorial, protecionismo denominacional, corrupção e crime organizado e opressão islâmica. 

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. 

Homem eritreu guiando animais de carga

Pedidos de oração da Eritreia

  • Ore para que os cristãos presos na Eritreia mantenham a esperança viva e sejam libertos. 
  • Clame para que o coração do presidente Afwerki seja transformado, abandonando a opressão e conhecendo o amor de Jesus. 
  • Peça a Deus por provisão e proteção para as famílias de pastores e líderes cristãos presos. 

Mais informações sobre o país