Eritreia

Posição no ranking:

4

Eritreia
  • Tipo de Perseguição Paranoia ditatorial, protecionismo denominacional, corrupção e crime organizado e opressão islâmica
  • Pontuação na pesquisa
    89
  • ReligiãoIslamismo
  • CapitalAsmara
  • População3,7 MILHÕES
  • População cristã1,7 MILHÕES

Doe agora!

R$

Como é a perseguição na Eritreia?  

A Eritreia permanece no Top10 da Lista Mundial da Perseguição há anos, a ponto de ser conhecida como a “Coreia do Norte da África”. Apenas as igrejas Ortodoxa Eritreia, Católica Romana e Luterana são reconhecidas no país, porém são monitoradas pelo governo. Qualquer pessoa que frequente uma outra denominação está em risco de ser presa. Além disso, falar abertamente sobre perseguição ou interferência do governo em assuntos da igreja não é tolerado. 

Quando descobertos, cristãos de denominações não reconhecidas pelo governo são enviados para prisões insalubres por tempo indeterminado. As estimativas sugerem que cerca de mil cristãos eritreus estejam presos, sem acusação formal de qualquer crime. Há membros de algumas igrejas domésticas que estão na prisão há mais de dez anos e vivem confinados em pequenas celas ou até solitárias.  

O governo vigia todos os cidadãos da Eritreia e promove um estigma contra os cristãos. Isso significa que qualquer pessoa que se converta do islã ou deixe a Igreja Ortodoxa Eritreia para fazer parte de uma igreja evangélica estará sujeito a intensa pressão da família e comunidade, bem como do governo. 

Abdullah passou dois anos na prisão. Sua esposa diz que não tinha permissão para lhe trazer roupas extras e que ele só recebia comida três vezes por semana. Somente quando Abdullah ficou gravemente doente e insistiu em cuidados médicos é que ele foi levado ao hospital. Infelizmente, já era tarde demais e Abdullah faleceu em 2022. 

Parceiro da Portas Abertastestemunha sobre Abdullah, um líder religioso da Eritreia 

Como as mulheres são perseguidas na Eritreia? 

Na Eritreia, ser cristão pode significar ser preso por tempo indeterminado, simplesmente por seguir a Jesus. As cristãs ficam em uma rede de prisões subterrâneas da Eritreia e enfrentam violência física e sexual. Algumas vezes, mulheres são forçadas a fugir por correrem risco de serem presas em decorrência da conversão de algum membro da família. Além disso, as mulheres são obrigadas a participar no serviço militar, em que as cristãs podem sofrer violência sexual. Então, muitas fogem para evitar servir as Forças Armadas.   

As cristãs de origem muçulmana sofrem pressões adicionais e podem ser raptadas, presas em casa, forçadas a se casar ou se divorciar e perdem a guarda dos filhos. Se uma cristã for raptada por um muçulmano e forçada a se casar com ele, ela será forçada a seguir o islã. Mesmo em lares onde não ocorre violência, as mulheres que se convertem podem ser menosprezadas e perdem o apoio financeiro, como o pagamento de taxas escolares. Em alguns casos, essas mulheres podem ser expulsas de casa sem qualquer tipo de apoio. 

Como os homens são perseguidos na Eritreia? 

Os homens cristãos de origem muçulmana correm o risco de sofrer violência física, incluindo espancamentos e prisão. Tal como as mulheres, os homens que são descobertos como cristãos podem ser enviados para a prisão sem prazo para a soltura. Mas isso acontece especialmente com os líderes da igreja.   

A prisão dos cristãos chefes de família pode deixar seus familiares em grave crise financeira. Além disso, depois de serem supostamente libertados da detenção, os homens podem ser forçados a servir nas Forças Armadas da Eritreia. Por isso, muitos jovens cristãos fogem do país. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos na Eritreia? 

A Portas Abertas trabalha por meio de igrejas parceiras locais na Eritreia para fornecer projetos de desenvolvimento econômico, treinamento para enfrentar a perseguição e discipulado. 

Como posso ajudar os cristãos perseguidos na Eritreia? 

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.

QUERO AJUDAR

Quem persegue os cristãos na Eritreia? 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos na Eritreia são: paranoia ditatorial, protecionismo denominacional, corrupção e crime organizado e opressão islâmica.  

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos na Eritreia são: oficiais do governo, redes criminosas, partidos políticos, líderes religiosos cristãos, cidadãos e quadrilhas, parentes. 

 

Pedidos de oração da Eritreia 

  • O governo da Eritreia reconhece apenas três denominações cristãs. Peça que Deus intervenha e todos os cristãos tenham liberdade de praticar a fé 
  • Interceda por graça para os cristãos que estão presos e aqueles que foram forçados a ingressar no exército contra a vontade. 
  • Ore para que o Senhor conforte, fortaleça e se revele aos cristãos que estão presos por causa de Jesus.   

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco