Mais de 8 mil igrejas já foram fechadas em Ruanda

Isso se deu após implantação de novos requisitos estabelecidos no início deste ano

Portas Abertas • 7 ago 2018


Número de igrejas fechadas em Ruanda já passa de 8 mil (Imagem: BBC)

Número de igrejas fechadas em Ruanda já passa de 8 mil (Imagem: BBC)

O Conselho do Governo em Ruanda continua fechando igrejas que dizem não cumprir requisitos estabelecidos no começo deste ano. Mais de 8 mil igrejas já foram fechadas e o número continua crescendo. Novos requisitos também foram criados para congregações que querem continuar o ministério, mas essas também estão enfrentando dificuldades para cumpri-los. Os fechamentos são vistos como parte de um esforço do governo em tomar uma posição agressiva e clara contra o secularismo.

Em uma das vilas, uma igreja foi fechada enquanto um casamento estava acontecendo. As autoridades simplesmente disseram ao casal e aos convidados que deixassem a igreja durante a cerimônia porque a igreja seria fechada. Outra congregação foi impedida de ter cultos e reuniões (mesmo grupos domésticos) no salão de uma escola que usavam como alternativa após todas as igrejas da comunidade terem sido fechadas. Uma das igrejas agora se encontra em um prédio de outra vizinhança e membros de uma congregação caminham 20 km para ir à igreja depois de ter a sua fechada.

No início, as autoridades locais de diferentes distritos pareciam ter alguma liberdade quanto ao grau com que imporiam os novos requisitos. Entretanto, agora parece que aqueles mais tolerantes foram repreendidos, se tornando mais rígidos.

Pedidos de oração

  • Ore para que as igrejas tenham condições financeiras para cumprir os requerimentos estabelecidos.
  • Peça a Deus por sabedoria e coragem aos cristãos para saberem como colaborar com o governo.
  • Interceda pelos cristãos de Ruanda, para que possam testemunhar a Cristo em meio a tantos desafios.

Leia mais
Governo fecha o cerco contra igrejas em Ruanda
Milhares de igrejas fechadas e seis pastores presos

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco