Ruanda

Posição no ranking:

63

Ruanda
  • Tipo de Perseguição Paranoia ditatorial, protecionismo denominacional
  • Pontuação na pesquisa
    58
  • ReligiãoCristianismo
  • CapitalKigali
  • População13,3 MILHÕES
  • População cristã12,2 MILHÕES

Doe agora!

R$

*Informações referentes à Lista Mundial da Perseguição 2023. Em breve este perfil será atualizado.

Como é a perseguição aos cristãos em Ruanda?

A legislação estatal e a regulação da vida em sociedade são realizadas com objetivo de garantir que não haja novamente uma catástrofe como o genocídio dos anos 1990. Usando o genocídio como pretexto, o atual presidente tem usado a mão forte do governo para suprimir a liberdade de associação, reunião e religião.  

Como resultado, a palavra do governo é lei e ninguém pode contestá-la. De acordo com o Observatório dos Direitos Humanos, a intimidação e a interferência do Estado têm forçado muitos agentes da sociedade civil e jornalistas a pararem de trabalhar em questões políticas ou de direitos humanos. A maior parte dos meios de comunicação de rádio, TV e impressos continuam sendo severamente dominados por visões pró-governo. Organizações independentes da sociedade civil são muito fracas e poucas violações de direitos humanos são expostas e documentadas por agentes estatais.  

“Os esforços do governo para que as igrejas tenham melhor estrutura são bem-vindos.”

ESRON MANIRAGABA, UM DOS LÍDERES DA ALIANÇA EVANGÉLICA DO PAÍS

Como as mulheres são perseguidas em Ruanda? 

Apesar de Ruanda ostentar a maior representação parlamentar feminina do mundo, as atitudes patriarcais continuam a dominar a cultura. Conforme observado em uma revisão periódica da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (CEDAW, da sigla em inglês) de 2017, “há uma falta geral de aceitação das mulheres em cargos de tomada de decisão e relutância em implementar as decisões tomadas por elas”. Essas normas culturais podem ser exploradas para fins de perseguição religiosa contra as mulheres. 

Em um país onde casamentos forçados são comuns na maioria das áreas rurais e campos de refugiados, alguns casamentos forçados acontecem por motivação religiosa. Os pais de mulheres convertidas são conhecidos por casá-las com muçulmanos para tentar levá-las de volta à fé islâmica. Um especialista do país também afirma que a posição econômica dos pais cristãos e muçulmanos é um fator que contribui, principalmente no caso de menores. 

As convertidas também são vulneráveis a ataques físicos, sexuais e verbais. O abuso sexual é amplamente citado por especialistas regionais como o principal desafio enfrentado pelas mulheres convertidas. 

Se elas já são casadas quando se tornam cristãs, as mulheres de origem muçulmana ou animista provavelmente serão expulsas de casa, se divorciarão e, posteriormente, terão a custódia de seus filhos negadas. Além disso, as seguidoras de Jesus geralmente têm seus direitos de herança negados.  

Como os homens são perseguidos em Ruanda? 

A perseguição específica de gênero contra homens e meninos ruandeses por motivos religiosos não é amplamente divulgada. Quando ocorre, geralmente assume a forma de violência física ou prisão. Os pastores, em particular, são vulneráveis a detenção. Detenções arbitrárias aumentaram durante a pandemia de COVID-19. Entretanto, “essa tem sido a tática há anos”, um especialista do país acrescentou. A pressão sobre os líderes da igreja em Ruanda e as dificuldades em registrar igrejas levaram muitos líderes a migrar para Uganda e Tanzânia. 

Os convertidos de origem muçulmana também estão expostos à perseguição; eles podem ser discriminados pela família, no trabalho, ou até mesmo perdem o emprego. Se o homem for perseguido, seu papel de provedor da família pode ficar comprometido e seus dependentes também sofrerão. Da mesma forma, se os convertidos forem forçados a deixar a casa de sua família por causa da fé, ficarão vulneráveis economicamente.  

Como posso ajudar os cristãos perseguidos em Ruanda?  

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para os projetos da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos. Doando para esta campanha, sua ajuda vai para locais onde a perseguição é extrema e a necessidade é mais urgente.  

[QUERO AJUDAR] 

Quem persegue os cristãos em Ruanda? 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos em Ruanda são: paranoia ditatorial e protecionismo denominacional. 

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos em Ruanda são: oficiais do governo, partidos políticos, líderes religiosos cristãos, cidadãos e quadrilhas e parentes.  

Pedidos de oração de Ruanda 

  • Clame em favor do atual presidente, que ele volte a proporcionar liberdade para o povo de seu país.  

  • Interceda para que a população tenha novamente os direitos humanos garantidos. 

  • Ore para que as autoridades atuem de forma justa e visando o interesse de todos.  

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco