Mais de mil estudantes foram sequestrados na Nigéria

Desde dezembro, as escolas do norte do país são alvos de extremistas e criminosos

| 09/07/2021 - 06:00

Jovens, adolescentes e crianças que moram nas escolas são vítimas das ações de jihadistas e criminosos

Jovens, adolescentes e crianças que moram nas escolas são vítimas das ações de jihadistas e criminosos


A Portas Abertas noticiou o sequestro de 140 alunos do internato Bethel Baptist, no estado de Kaduna, Nigéria. Esse é o quarto sequestro em massa nas escolas do estado em 2021, mas desde dezembro de 2020, mais de mil estudantes foram sequestrados no norte do país e nove foram mortos. Cerca de 200 ainda estão desaparecidos, inclusive crianças de apenas três anos.

De acordo com o porta-voz da Portas Abertas na África Subsaariana, o sequestro dos alunos não foi reivindicado, mas as autoridades acreditam que os autores sejam criminosos. “Embora nenhuma conexão formal tenha sido estabelecida entre eles e grupos como o Boko Haram, os especialistas acreditam que há influência de militantes islâmicos", declara.

Após o sequestro, dezenas de pais se reuniram na escola na última segunda-feira. Muitos deles estavam desesperados e aguardavam notícias dos filhos. Uma mulher presente no local apontou o buraco por onde os agressores fugiram e disse: “Que Deus tire as lágrimas e o sofrimento que os alunos enfrentarão nas mãos dos sequestradores."

A resposta das autoridades

Apesar das autoridades estaduais não confirmarem o número de alunos sequestrados, o porta-voz da polícia de Kaduna garantiu que equipes táticas policiais perseguiram os criminosos e conseguiram resgatar 26 pessoas, incluindo uma professora. O governador do estado, Nasir Ahmad El-Rufai, disse que se recusará a pagar os resgates dos sequestrados.

Segundo o porta-voz da Portas Abertas, a expansão de grupos extremistas é preocupante e o governo deve assegurar os direitos dos cidadãos. “Apelamos ao governo nigeriano para garantir o respeito e proteção do direito à educação das crianças nigerianas, agindo urgentemente para restaurar a segurança das escolas no norte da Nigéria; fornecer apoio às vítimas de sequestro e das famílias delas; investigar os ataques e responsabilizar os culpados", conclui.

Pedidos de oração

  • Interceda para que o Senhor proteja todos alunos e professores sequestrados na Nigéria.
  • Ore para que as famílias sejam consoladas e tenham esperança de reencontrar os entes queridos.
  • Peça que os governantes e policiais tenham sabedoria para resgatar as pessoas sequestradas e combater os grupos de criminosos.

Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE