Médica cristã é assassinada em ataque na África

Marie estava em plantão no hospital na República Democrática do Congo

Portas Abertas • 27 out 2022


Ao menos outras 11 pessoas foram mortas e jovens foram sequestradas (foto representativa)

Ao menos outras 11 pessoas foram mortas e jovens foram sequestradas (foto representativa)

Na manhã de 20 de outubro, homens armados do grupo rebelde Forças Democráticas Aliadas (ADF, da sigla em inglês) atacaram o hospital na cidade de Maboya, na República Democrática do Congo. Uma das vítimas fatais foi a médica cristã Marie Sylvie Kavuke Vakatsuraki, de 37 anos.  


A cidade de Maboya é uma das regiões com maioria cristã no país. A clínica médica atendia centenas de pessoas da cidade e do entorno. Sem esses locais essenciais de cuidado e socorro, os
 cristãos ficaram sem assistência médica, vulneráveis e com temor de novos ataques.  


Cristine (pseudônimo), uma sobrevivente, compartilhou detalhes do atentado: “Eles lançaram mísseis nas portas, mas ainda assim não abriram. Um dos extremistas zombou dizendo que devia ser por causa das orações intensas. Marie Sylvie estava cumprindo o plantão daquela noite e tinha operado há poucos minutos uma mulher grávida. Ela foi a primeira a perceber o ataque e rapidamente pediu ajuda para salvar os pacientes”.  
 


As crianças foram as primeiras a sair. Elas ficaram escondidas com Cristine atrás de alguns arbustos durante dois dias e testemunharam a morte da cristã Marie. Ela fazia uma oração na entrada do hospital quando uma bala atingiu sua cabeça. O corpo da cristã foi consumido pelas chamas ateadas pelos extremistas no local.  
 


Cidade devastada
 


Um dos pacientes de Marie também foi baleado e morreu enquanto tentava fugir. O vigia do local, de 70 anos, também foi morto. Outras onze pessoas foram assassinadas fora do hospital, nos arredores da cidade de Maboya. Mulheres e comerciantes foram mortos dentro das próprias casas e estabelecimentos. As crianças foram sequestradas pelos extremistas e não há informações sobre o paradeiro delas.  
 


Outras duas clínicas foram prejudicadas pelos ataques da ADF. Duas farmácias e várias lojas foram saqueadas e incendiadas em Maboya e diversas pessoas foram dadas como desaparecidas após o ataque.
Muitas enfermeiras jovens também foram levadas pelos rebeldesAbbe, um líder cristão local, disse: “Estamos devastados. Eles desejavam a morte dos cristãos, roubaram as lojas, destruíram as clínicas médicas e queimaram tudo que encontraram nos arredores para acabar conosco.” 


Os sobreviventes louvam a Deus pelo livramento e contam com os cristãos do mundo todo para interceder por eles e pela igreja local. “Lamentamos muito tudo isso. Precisamos de ajuda. Ore por nós. Peça ao Senhor que nos ajude a continuar, a recomeçar, a boa obra que ele começou em nossa cidade”, rogou um cristão local.
  


Pedidos de oração
 

  • Peça ao Senhor que console os corações das famílias enlutadas e acalme os sobreviventes traumatizados.  
  • Rogue a Deus que intervenha na crise vivida pela República Democrática do Congo. 
  • Ore pelas mulheres e crianças sequestradas para que sejam libertas em breve e em segurança.  
  • Interceda pelos rebeldes da ADF que precisam da graça transformadora de Jesus. 

 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco