Neste Dia Internacional da Paz, clame por paz no Afeganistão

Entenda como estão os refugiados que conseguiram sair do país em meio à crise

| 21/09/2021 - 06:00

Parceiros da Portas Abertas em países vizinhos ao Afeganistão compartilham sobre a situação de refugiados vindos do país

Parceiros da Portas Abertas em países vizinhos ao Afeganistão compartilham sobre a situação de refugiados vindos do país


Hoje é celebrado o Dia Internacional da Paz. Em 1981, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou a data como maneira de estimular as negociações para cessar as guerras e a violência em todo o mundo. Porém, para os cristãos perseguidos essa data é, muitas vezes, uma ilusão, já que eles não conseguem viver a fé livremente sem enfrentar todo tipo de hostilidade.  

 
As últimas semanas foram devastadoras, confusas e incertas para todos no Afeganistão após a tomada do poder pelo grupo extremista Talibã. Muitos afegãos em busca de asilo se espalharam pelos países vizinhos e por todo o mundo. Nessa crise com efeito global, parceiros da linha de frente que trabalham com os refugiados na Ásia Central continuam pedindo oração, já que as últimas semanas tiveram um enorme impacto emocional sobre as pessoas. 

 
“Há muitos refugiados entrando na minha área — famílias, mulheres com filhos. Os refugiados, especialmente as mulheres, estão emocionalmente quebrados, muito estressados e muitas vezes chorando porque perderam suas casas, por causa do que vivenciaram nas últimas semanas, e por causa da situação em seu país”, compartilha Aysha*, parceira da Portas Abertas que trabalha com refugiados na região. 

 
Ela continua: “Precisamos de orações por sabedoria, força e novas oportunidades para servir às mulheres com aconselhamento pós-trauma, ajudá-las a se adaptar no novo país. Clamem para que possamos compartilhar o evangelho com elas e levá-las para igrejas locais. Por favor, ore pelas mulheres refugiadas, pelo Afeganistão, e pelo nosso ministério”. 

 
Hamad*, outro parceiro na região, expressa preocupação de que a crise dos refugiados leve a mais tensões: “Devido ao que está acontecendo no Afeganistão, a situação em nosso país agora é bastante tensa. Estamos muito preocupados que as pessoas em nosso país com visões islâmicas radicais — aquelas que sonham em criar um califado islâmico — tirem vantagem da situação do Afeganistão e iniciem uma revolta islâmica aqui. Também estamos preocupados com o fluxo de refugiados. Entre eles podem haver muitos radicais”. 

*Nomes alteredos por segurança.

 
Pedidos de oração 

  • Neste Dia Internacional da Paz, clame por paz para o Afeganistão. Ore para que o amor de Deus esteja sobre a nação, cessando os conflitos e trazendo paz à população e aos governantes. 
  • Peça pelos refugiados, para que o Senhor atenda as suas necessidades físicas, espirituais e emocionais. Interceda também por Aysha, Hamad e outros trabalhadores da linha de frente, para que o Senhor os cubra com sabedoria. 
  • Ore pelos cristãos no Afeganistão, para que Cristo lhes dê coragem e os mantenha firmes na fé, mesmo diante de tanto medo e incertezas. 

Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE