Restrições para adorar a Deus

| 08/06/2004 - 00:00


Representantes de evangélicos e católicos em Khabarovsk informaram ao Forum18 NewsService que o centro dessa cidade está rodeado por uma "linha vermelha" não oficial, em que os não ortodoxos ficam incapazes de assegurar locais de reuniões religiosas. O oficial regional de relações religiosas de Khabarovsk confirmou ao Forum18 que esse foi o caso, mas argumentou que todas as cidades tomam tais passos para preservar sua aparência histórica.

A paróquia católica da cidade da Imaculada Conceição está tentando readquirir seu prédio histórico dentro da sua área central, mas sem sucesso, disse ao Forum18, no dia 26 de abril,padre McCabe, que é dos Estados Unidos. A paróquia possui cópias dos documentos originais pré-revolucionários alocando terras para a construção de uma propriedade de dois pavimentos, que foi transformada em uma clínica médica pelos Bolsheviks no ano de 1993, disse ele. "Doze de nossos idosos foram batizados e fizeram a primeira comunhão naquele prédio". Outras duas paróquias católicas em Khabarovsk - São Benedito e Santíssima Trindade - possuem prédios bem distante ao norte e ao sul da cidade, acrescentou Frei José. Mas enquanto houver muito mais católicos no centro do que os trinta membros regulares da Imaculada Conceição, "eles ficarão com medo de aparecerem em massa sem um prédio apropriado".

Em uma típica recusa de um dos pedidos mais recentes de uma das paróquias para o prédio, Galina Gromova, que faz parte do comitê regional de propriedade de Khabarovsk, escreveu no dia 21 de setembro de 2001 que um decreto presidencial de 1993, concernente à restituição dos prédios e outras propriedades de organizações religiosas, relata somente à propriedade federada, onde os prédios assumidos pela Imaculada Conceição pertencem às autoridades regionais. No dia 29 de abril desse ano, Mikhail Svishchev, oficial regional de relações religiosas, explicou ao Forum18 que o assunto não tinha sido resolvido, pois não foi provado que o prédio assumido pelos católicos tinha de fato sido uma igreja: "Eles dizem que foi, mas outros mantém a opinião de que foi apenas a residência de um padre".

De acordo com Igor Bukhtoyarov, advogado local, nenhuma igreja evangélica alocou um lote de terra na parte central da cidade nos últimos quatro anos. Enquanto a principal igreja batista da cidade não tiver um lugar grande de oração dentro dessa área, ela vai continuar localizada onde a congregação construiu seu primeiro local no início dos anos cinqüenta.

O pastor Gennadi Degtyarov, da Terceira Igreja Batista de Khabarovsk, disse ao Forum18 no dia 27 de abril, que sua congregação se viu numa situação impossível de construir um prédio dentro da cidade. Quando a comunidade pediu um lote de terra há aproximadamente quatro anos, foi recusado por duas vezes, disse ele. "Então, passaram para nós que somente poderíamos estar alocados na periferia da cidade". A princípio, a igreja também negou o local, que por fim acabou sendo concedido - bem na periferia, distante a vinte cinco minutos de carro do centro da cidade - baseando-se que a comunidade atrapalharia os residentes locais", continuou Gennadi. Entretanto, depois de 70% dos que vivem nas proximidades assinaram um pedido a favor da construção, e os batistas construírem um playground infantil na vizinhança, seu pedido foi aprovado. As obras no local estão praticamente paralisadas devido à falta de recursos financeiros, explicou Gennadi, mas a igreja espera estender o período preliminar da construção, devendo vencer em julho deste ano, e então garantir a permissão final das autoridades para terminar o prédio.A principal parte do prédio já está concluída.

Falando ao Forum18 no dia 28 de abril, o pastor Aleksandr Pankratov, da Igreja Pentecostal do Reavivamento, comentou que as autoridades locais "não nos permitiu ficar próximo ao centro da cidade". Sem o seu próprio prédio, essa congregação passou a alugar um hall de uma instituição do governo na periferia da cidade (cerca de vinte minutos de carro do centro) para as suas três reuniões semanais. No dia 27 de abril, Vladimir Lukashenko, evangelista da Nova Apostólica, disse ao Forum18 que sua comunidade conseguiu assegurar um lote de uma terra para construir uma nova igreja baseada num contrato de leasing de longo prazo, feito em 1997. Ele ainda acrescentou que a congregação tinha previamente recusado a oferta das autoridades municipais de um local de um ex-cemitério dos Ortodoxos - no qual oficinas foram posteriormente construídas - mais próximo da cidade. "Não gostamos da idéia".

O oficial regional de relações religiosas, Mikhail Svishchev, confirmou ao Forum18 que havia uma área "há mais ou menos vinte minutos a pé em cada direção" do centro da cidade em que "somente as igrejas que já existiam" poderiam estar localizadas nesta região. A Igreja Nova Apostólica fica justamente fora dessa área, enquanto que - como os batistas - a comunidade judaica estava atualmente concluindo uma nova propriedade dentro do local de sua parte histórica. Caso contrário, as únicas propriedades dentro do centro da cidade seriam as dos ortodoxos, uma que sobreviveu durante o período soviético e outras duas novas catedrais, confirmou ele. Svishchev disse que sua política existia, pois "toda a cidade tenta preservar sua parte histórica".

Entretanto, o Forum18 notou que enquanto que as principais ruas do centro de fato contém inúmeros prédios pré-revolucionários, recentemente restaurados para um padrão bem mais alto do que o típico nas principais cidades russas do lado europeu, as restantes, no centro da cidade, também incluem muitos quarteirões residenciais da era soviética que se encontram num estado deplorável, bem como novos desenvolvimentos no estilo arquitetônico contemporâneo.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

© 2022 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE