Ministérios cristãos enviam ajuda às vítimas do atentado

| 20/09/2004 - 00:00


Cerca de cinqüenta pessoas conseguiram escapar durante os ataques iniciais à escola em Beslan, mesmo havendo um pouco de confusão já que não se sabe quantos reféns permaneceram dentro. Mais tarde tiroteios foram ouvidos vindo do prédio da escola, o que oficiais presumiram que isso tinha a intenção de intimidar as forças de segurança da Rússia. Entretanto, as autoridades subseqüentemente ficaram sabendo que os terroristas mataram vinte reféns adultos no primeiro dia atirando os corpos de cima do prédio.

Durante os três dias, os terroristas fizeram várias exigências segundo relatos, incluindo a retirada de tropas russas da Chechênia e libertar prisioneiros chechênos. Isso levou algumas autoridades russas a ligar os seqüestradores a uma certa facção islâmica extremista apoiada por separatistas da Chechênia. Há alguns que até especulam que os ataques estejam relacionados a al-Qaeda.

Três dias depois, um tiroteio entre os seqüestradores, civis armados e as forças de segurança da Rússia fizeram da escola de Beslan um campo de batalha sangrento. Centenas de civis conseguiram escapar, mas a violência resultou em mais de seicentas pessoas mortas e feridas sendo muitas delas crianças.

Anita Deyneka está com o Russian Ministries em Illinois, organização que promete evangelismo entre os indígenas, implantação de igrejas e crescimento de igrejas nas ex-repúblicas soviéticas. Ela percebeu que desde os ataques terroristas em Beslan, a oferta de  assistência e apoio dos Estados Unidos aos cristãos tem sido enorme, e disse mais: "a maior maneira que as pessoas podem ajudar, logicamente, é através da oração e os cristãos são chamados para isso".

Enquanto o presidente Vladimir Putin recentemente declarou um período de luto nacional devido a esta tragédia, Anita diz que os cristãos na Rússia também promoveram um dia nacional de oração "e pediram para solidariedade na oração".

Também, além da importância da intercessão, ela ressalta que há uma tremenda necessidade para cura emocional, já que muitos são afetados pelos últimos acontecidos - incluindo irmãos e irmãs na fé que são russos - têm passado por essa tragédia no âmbito nacional. Para muitos russos, os seqüestros têm sido uma tragédia pessoal, tocando suas igrejas e famílias.

Por exemplo, dois pastores que trabalham com Ministérios Russos perto da escola de ensino médio perderam seus filhos. Anita acredita que muitos adultos e crianças precisarão de ajuda para lidar com a dor, medo e outras reações intensas. Para essa necessidade o porta-voz da Russian Ministries disse, "uma das coisas que estamos fazendo é organizar um time de psicólogos cristãos. Existe, como pode-se imaginar, traumas terríveis, especialmente com crianças. De fato, haverão muitas necessidades para ministrar".

A Russian Ministries criou um fundo para ajudar as vítimas de Beslan voltado para necessidades físicas e espirituais. Em uma entrevista com a Mission Network News, Anita notou que mais de treze mil dólares já foram arrecadados por americanos para Beslan, e mais ainda está por vir.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

© 2022 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE